8 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Mesquita lidera 7ª edição do Índice de Situação Previdenciária na Baixada Fluminense

Revelado na última semana pelo Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, ISP-RPPS 2023 mostra que o município passou de D para B

Na última terça-feira, 10 de outubro, foi publicada a 7ª edição do Índice de Situação Previdenciária, o ISP-RPPS 2023, que analisa os dados dos RPPS relativos ao exercício de 2022. Na relação, Mesquita acabou subindo do conceito D para o B e, com isso, passou para o primeiro lugar na Baixada Fluminense, considerando os dados coletados pelo Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, o DRPSP.

“Essa é mais uma prova de que as normas impostas pela Lei Federal 9.717/98 estão sendo cumpridas e que o MesquitaPrev vem sendo administrado de forma eficiente e transparente, garantindo a sustentabilidade e os interesses não só dos nossos servidores, mas de toda a população mesquitense”, avalia o prefeito Jorge Miranda.

Nesta edição, o ISP registrou 33 entes que conquistaram a classificação máxima, ou seja, o conceito A. De todo o estado do Rio de Janeiro, apenas duas cidades conquistaram esse resultado: Varre-Sai e Quatis. Segundo a diretora-presidente do MesquitaPrev, Cátia da Silva Ferraz, a meta a ser alcançada pelo Regime Próprio de Previdência Social dos servidores efetivos do município de Mesquita no próximo Índice de Situação Previdenciária é exatamente essa.

“Mesquita é um município que está em conformidade com as normas de boa gestão na administração dos benefícios previdenciários. E vamos seguir nesse caminho. Mesmo porque isso é fundamental para garantirmos recursos que vêm da União e para a celebração de convênios importantes não só para os servidores de Mesquita, mas para qualquer pessoa que more, trabalhe ou apenas circule pela cidade”, valoriza Cátia.

Na Baixada, Mesquita foi o único município que conquistou índice B. Entre os que conquistaram nota C na região, estão Itaguaí, Japeri, Nova Iguaçu e Seropédica. Já com resultado D, a lista de cidades na Baixada engloba Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti. A planilha com o resultado final e com a memória de cálculo e o relatório descritivo do ISP-RPPS 2023 podem ser consultados aqui.

Certificado de Regularidade Previdenciária conquistado

Depois de mais de sete anos de bloqueio, o MesquitaPrev conquistou o Certificado de Regularidade Previdenciária, emitido pelo Ministério da Previdência Social, em agosto deste ano. O CRP está válido até 10 de fevereiro de 2024 e é fundamental para garantir a realização de transferências voluntárias de recursos pela união; a celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da união; e a liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.

“Quando o atual prefeito, Jorge Miranda, assumiu seu primeiro mandato, em 2017, o CRP já estava bloqueado. Isso impedia inclusive o repasse de verbas voluntárias da união ao município. De lá para cá, foram regularizados débitos oriundos de gestões anteriores e, quando assumi, em janeiro de 2021, enfrentamos o desafio de solucionar 11 irregularidades pendentes. Obter o CRP é, sem dúvida, um marco para esta gestão” explica Cátia da Silva Ferraz. Para que o certificado seja emitido, o governo federal analisa cerca de 30 critérios distintos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *