11 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Pesquisa aponta que moradores das favelas do Rio vivem com um salário mínimo ou menos

Metade dos moradores das comunidades do Rio ganham menos de um salário mínimo, destes 74% não possuem renda complementar, e 41% estão desempregados, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (13), em uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal da Juventude (JuvRio), que avaliou regiões da Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste.
O levantamento foi realizado entre 20 de fevereiro e 2 de abril deste ano por jovens moradores das regiões, com o intuito de mostrar quem são e como vivem os mais de 2 milhões de cariocas nestes territórios. Foram realizadas cerca de 5.775 entrevistas, coletando informações sobre trabalho, escolaridade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e acesso à tecnologia.

Os números apontam que dos entrevistados, 65% moram em casa própria e 27% pagam aluguel. Ainda segundo o estudo, mais de 70% têm acesso à internet, e 38% afirmam não ter acesso à cultura e lazer.

Participaram da pesquisa mais de 400 jovens, de 42 favelas integrantes do Pacto Pela Juventude, um projeto da JUV Rio em parceria com a Unesco para formação de líderes locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *