Morre Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias
O bispo emérito de Duque de Caxias Dom Mauro Morelli morreu na madrugada desta segunda-feira (9). Dom Morelli faleceu aos 88 de idade em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde estava internado nos últimos dias.
Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 28 de abril de 1965, e em 1974 foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI.
Durante sua trajetória no episcopado, ele foi vigário geral da arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Representativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Exerceu o bispado em Duque de Caxias de 1981 a 2005, quando pediu a renúncia do ministério.
Em nota, a Diocese de Duque de Caxias, lamentou o falecimento do primeiro bispo da Diocese.
“Neste momento de dor e pesar, como Igreja Diocesana presente em Duque de Caxias e São João de Meriti, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos, ao perceber os sinais de esperança, expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor. Com confiança na ressurreição, proclamamos em uma só voz: Vem, Senhor Jesus! Descanse em paz, dom Mauro!”, diz a nota.
Nota de Pesar da prefeitura de Duque de Caxias:
A Prefeitura de Duque de Caxias (PMDC) e o prefeito Wilson Reis recebem, com extremo pesar, a notícia do falecimento, aos 88 anos, de Dom Mauro Morelli, Bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias, decretando luto oficial de três dias, na cidade, em sua homenagem.
Nascido em Avanhandava, São Paulo, sua vocação para o clero o levou a tornar-se sacerdote da Igreja Católica e a ser ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Paulo VI. Sua ordenação ocorreu em uma missa na Catedral da Sé, em São Paulo, celebrada pelo Cardeal Paulo Evaristo Arns, em 1975. Em 25 de maio de 1981, Dom Mauro foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro bispo da então recém-criada Diocese de Duque de Caxias. Serviu no cargo por 24 anos, deixando legado significativo para a igreja, como a Romaria do Pilar, que no próximo dia 12 de outubro celebra a sua 40ª edição.
Dom Mauro Morelli se destacou e tornou-se conhecido nacionalmente por seu compromisso com os direitos humanos e a luta contra a fome no Brasil. Ele presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e foi um dos nomes fundamentais nos projetos Fome Zero e Ação da Cidadania contra a Fome, em parceria com Hebert de Souza, o Betinho.
Dom Mauro também foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Neste momento de tristeza, a PMDC se solidariza com os amigos, admiradores, colegas, familiares e a todos que foram tocados por seu amor e sua dedicação ao próximo, desejando que Deus lhes dê todo o conforto necessário.
O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) lamentou a morte do primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli, que faleceu, na madrugada desta segunda-feira (9/10), por complicações de saúde provocadas pela idade avançada.
Em nota, o deputado afirmou que
¨o bispo Mauro Morelli deixa um legado de amor e caridade não somente pelo belíssimo trabalho realizado na Diocese de Duque de Caxias, mas como exemplo de luta contra a fome no Brasil. Além disso, como um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política, traz à tona a importância do nosso compromisso com a busca por uma sociedade mais justa e fraterna. Que Deus misericordioso o receba com muita luz e que descanse na paz¨.Dom Mauro Morelli foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro bispo da então recém-criada Diocese de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, em 25 de maio de 1981. Durante os 24 anos que serviu como bispo, Morelli realizou o primeiro sínodo diocesano, que lançou as bases para as Diretrizes Pastorais em diversos campos da vida eclesial, a implementação do plano de Comunhão de Bens e a fundação de novas comunidades.