Educação ambiental chega a pessoas com deficiência e crianças em São Gonçalo
Com palestra e teatro, ação da Águas do Rio reuniu mais de 100 participantes na APAE e também levou atividades educativas a alunos da educação infantil
Uma palestra sobre saneamento seguida de uma peça teatral movimentou a sede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no Patronato, em São Gonçalo, na última quinta-feira (15). Mais de 100 pessoas com deficiência e seus acompanhantes participaram da ação do programa Saúde Nota 10, da Águas do Rio, que abordou a importância do saneamento para a preservação dos rios e da Baía de Guanabara. O encontro terminou com a peça “Esgotorjão”, que tratou do tema de forma lúdica.
Durante a atividade, a equipe da concessionária explicou como funciona o sistema de Coleta em Tempo Seco (CTS), que capta o esgoto antes que ele chegue aos rios e o encaminha para tratamento. Também destacou a importância da estrutura para a região, incluindo o ponto de captação Paraíso, localizado próximo à APAE.
“O diálogo deve ser acessível a todos. Levar esse conhecimento às pessoas com deficiência fortalece a inclusão, a autonomia e a participação social, permitindo que nossos usuários também sejam agentes de transformação em suas famílias e comunidades”, destaca Márcia Gambarine, presidente da APAE São Gonçalo.
Nesta semana, o programa também esteve na UMEI George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, no Barro Vermelho. Os alunos da educação infantil participaram de uma contação de histórias conduzida pelo time de Responsabilidade Social da concessionária e pelo Azulino, mascote da empresa.
As atividades fazem parte das iniciativas de educação socioambiental que a concessionária do grupo Aegea desenvolve nos 27 municípios onde atua. Além das obras de infraestrutura, a empresa promove ações voltadas à conscientização da população sobre o uso responsável da água, a preservação dos recursos naturais e a importância do saneamento para a saúde e a qualidade de vida.
Para Bruna Batista, supervisora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, levar o tema a públicos diversos amplia o alcance da conscientização.
“Nosso objetivo é fazer com que a população perceba o valor da conexão às redes de água e esgoto e compreenda seus impactos positivos para a saúde e a qualidade de vida. Para isso, a informação precisa ser acessível e respeitar as particularidades de cada público e território. Quando uma família entende que o contato com o esgoto pode causar doenças e comprometer o bem-estar, ela se torna também multiplicadora desse conhecimento, compartilhando-o com amigos e vizinhos. É assim que criamos um círculo virtuoso de conscientização e transformação social”, afirma.
*Obras que protegem rios e a Baía de Guanabara*
Os temas dessas ações fazem parte do cotidiano de São Gonçalo. Com intervenções no Mutondo e no Imboaçu, as obras de esgotamento sanitário da Águas do Rio já evitam que cerca de 10,5 milhões de litros de esgoto por dia cheguem à Baía de Guanabara. No Imboaçu, a Coleta em Tempo Seco ampliou o volume de esgoto encaminhado para tratamento de 3,5 milhões para 12 milhões de litros por dia.

