6 de outubro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Operação Desmonte interdita um dos maiores ferros-velhos da capital, na Estrada do Catonho, na Zona Sudoeste do Rio

 
Fiscalização encontrou peça de veículo roubado e proprietário foi conduzido à delegacia


Conhecida por abrigar um polo de comércio de peças e sucatas automotivas, a Estrada do Catonho, no Jardim Sulacap, Zona Sudoeste do Rio, foi alvo, nesta terça-feira (6/10), de uma ação da Operação Desmonte – força-tarefa que fiscaliza a comercialização desse tipo de material. Quatro ferros-velhos irregulares foram interditados. Em um dos estabelecimentos, foi encontrada uma peça de um Chevrolet Tracker roubado na Taquara, em Jacarepaguá, em fevereiro de 2026. O proprietário foi conduzido à 34ª DP (Bangu), sob suspeita de receptação.

A presença dos agentes da Operação Desmonte na Estrada do Catonho fez com que vários comerciantes de peças automotivas usadas fechassem as portas simultaneamente, na tentativa de evitar a fiscalização. Os fiscais, no entanto, conseguiram abordar quatro estabelecimentos, entre eles, um ferro-velho considerado um dos maiores da capital.

O estabelecimento, que não possuía registro junto ao Detran RJ, era subdividido em três imóveis interligados por passagens internas. No local, portas, motores, para-choques e outras peças estavam armazenados sem as devidas etiquetas de identificação. Também foram constatados vazamentos de óleo de motor no solo. No interior do imóvel, o proprietário mantinha ainda um canil com cães da raça Lulu da Pomerânia. Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) identificaram potencial risco ambiental no estabelecimento.

Essa não foi a primeira vez que o local foi interditado pelo Detran RJ. Em 2024, uma fiscalização já havia passado pelo estabelecimento e determinado o fechamento do comércio. Posteriormente, porém, o proprietário voltou a comercializar sucatas automotivas. Há suspeitas de que peças de veículos roubados estejam sendo comercializadas no local. Todo o material apreendido será recolhido e encaminhado para empresas de reciclagem.

Outros três ferros-velhos também foram interditados pelo Detran RJ ao longo da Estrada do Catonho. Eles não possuíam licença para funcionar e não realizavam a etiquetagem das peças, conforme determina a legislação.

Denúncias sobre ferros-velhos irregulares podem ser feitas pelo site Ouve-RJ. Agentes da Diretoria de Desmontagem do Detran RJ também realizam monitoramento constante para identificar estabelecimentos que funcionam de forma irregular. A intenção da diretoria é orientar os proprietários desse tipo de comércio a se cadastrarem junto ao departamento e a trabalharem de acordo com a legislação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *