13 de agosto de 2026
MacaéMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Educação Inclusiva: Macaé promove formação para Auxiliares de Serviços Escolares 

 

Mais uma formação continuada voltada aos Auxiliares de Serviços Escolares da Rede Municipal de Ensino de Macaé está sendo organizada pelo Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (CEMEAES). Com apoio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão, 803 profissionais estão inscritos no curso que tem início nesta sexta-feira (14) e prossegue na próxima semana, dias 17, 18, 19 e 21, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.

Com o tema “Acolher para Transformar: O papel do Auxiliar de Serviços Escolares na comunicação, autonomia e inclusão”, a formação foi organizada em 10 turmas, nos turnos da manhã (das 8h às 12h), e da tarde (das 13h às 17h). A proposta é alcançar todos os profissionais que atuam nessa função na rede municipal.

Segundo a coordenadora do CEMEAES, Cristina Cardozo, a iniciativa busca fortalecer o papel dos Auxiliares de Serviços Escolares na construção de um ambiente educacional mais seguro, humanizado e inclusivo. 

“Durante os encontros, serão abordadas questões relacionadas à comunicação, autonomia, acolhimento e às relações estabelecidas diariamente entre profissionais, estudantes, famílias e demais integrantes da comunidade escolar. A inclusão se constrói no cotidiano e depende da participação de todos os profissionais que integram o ambiente escolar”, ressalta a profissional.

A formação também pretende estimular a reflexão sobre práticas que contribuam para uma convivência pautada pelo respeito às diferenças, pela empatia, pela escuta ativa e pela colaboração. 

“Investir na formação continuada dos servidores é uma estratégia importante para qualificar as práticas e ampliar a capacidade da rede municipal de oferecer um atendimento cada vez mais acolhedor às necessidades dos estudantes”, acredita Cristina.