3 de julho de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Samu do Rio é referência nacional no treinamento para emergências com vírus ebola

Protocolos desenvolvidos pela equipe da Saúde estadual vai servir de conteúdo educativo para a formação das equipes dos serviços de socorro em todo o Brasil
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), é agora referência nacional na preparação para o atendimento e transporte de casos suspeitos ou confirmados de ebola. Esta semana, uma equipe do Ministério da Saúde esteve no Rio de Janeiro para documentar o treinamento realizado pela equipe fluminense. O material detalhando o protocolo de atuação vai servir de conteúdo educativo – em vídeos e cartilhas – para a preparação dos serviços de urgência e emergência em todo o Brasil.

A equipe da área técnica de Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário do Departamento de Emergências em Saúde Pública do ministério acompanhou simulações na sede da secretaria, na Zona Norte da capital, e na base do Samu no Centro da cidade.

 – O material será compartilhado com todas as unidades da federação, como um processo educativo, contribuindo para a preparação das equipes de atendimento e de transporte de todos os estados para casos suspeitos de ebola. É uma atividade de formação e de preparação para o enfrentamento de um possível caso suspeito de ebola no nosso país, contribuindo na formação de profissionais da saúde em todo o território nacional – ressalta o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (MS), Edenilo Baltazar Barreira Filho.

O simulado tem o objetivo de exercitar as ações previstas em caso de emergência para contenção do vírus ebola, fortalecendo a capacidade de resposta das equipes e garantindo maior segurança aos profissionais envolvidos e à população. 

– O Ministério da Saúde nos procurou para que os protocolos já adotados pelo Samu da capital possam servir de modelo para os demais serviços de urgência do país. Hoje recebemos uma equipe técnica da área de comunicação de risco e engajamento para acompanhar como estruturamos nossas propostas e técnicas de contingência. O objetivo é que as práticas desenvolvidas aqui possam se tornar referência para todo o país”, explica a coordenadora-geral do Samu Rio, coronel Bárbara Alcântara. 

A coordenadora-geral ressaltou que, embora as autoridades sanitárias apontem baixo risco de casos no país neste momento, a preparação antecipada é fundamental para garantir respostas rápidas diante de qualquer ocorrência. 

– A Secretaria de Estado de Saúde se articulou, por meio do Samu, para que estejamos preparados para qualquer necessidade de transporte de casos suspeitos ou confirmados. Todas as técnicas que estamos utilizando foram construídas a partir dos protocolos desenvolvidos pela nossa própria equipe – disse a coronel Bárbara.

O treinamento é conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu Rio, instituído em 2020 com a missão de promover capacitações contínuas e aprimorar a qualificação técnica dos profissionais do serviço. Para o gerente do núcleo, o enfermeiro José Henriques Marques Neto, a iniciativa representa um importante avanço na preparação das equipes para situações de alta complexidade.

– Tivemos a oportunidade de aprofundar essas ações e construir uma preparação mais técnica e consistente. Isso tem relação direta com a segurança das equipes, da população e dos próprios pacientes envolvidos nesse contexto. É um desafio que ainda gera dúvidas e preocupações, mas temos avançado de forma bastante produtiva e abrangente dentro do que se pensa sobre esse tema – avalia.