16 de junho de 2026
NotíciasNotícias 24hs

Incêndio atinge restaurante mais antigo da cidade do Rio

– Um incêndio atinge o tradicional Restaurante Café Lamas, no Flamengo, Zona Sul, na tarde desta terça-feira (16). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas às 17h20 para atender à ocorrência na Rua Marquês de Abrantes, nº 18. Até o momento, não há informações sobre feridos.
O Café Lamas é considerado patrimônio cultural da cidade do Rio e acumula 152 anos de atividade ininterrupta, sendo um dos restaurantes mais antigos do país, e o mais antigo em atividade na capital.
História
Tradicional ponto de encontro de políticos, escritores e músicos, foi aberto em 1874 e, segundo o histórico da RioTur, da Prefeitura do Rio, o Café Lamas é o bar mais antigo da cidade. Originalmente inaugurado na Rua do Catete, se mudou após 102 anos para o atual ponto, no Flamengo.
Ruy Barbosa, Machado de Assis, Olavo Bilac, Monteiro Lobato e João do Rio costumavam frequentar a casa, além dos políticos Oswaldo Aranha, Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa. Sobre o restaurante, o poeta Manuel Bandeira escreveu: “O Café Lamas continua aberto, imortal, dessa imortalidade idêntica à da natureza que se renova cada ano pela força da primavera”.
O estabelecimento foi declarado Patrimônio Cultural Carioca em 1994. A reportagem tenta contato com o Café Lamas.
Em atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *