28 de maio de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Prefeitura de Meriti anuncia pagamento da PNAB para 91 agentes culturais

Premiação reconhece trajetórias culturais no município e contempla artistas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc


A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anunciou na quinta-feira (28-05), o pagamento da premiação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para 91 agentes culturais do município. O anúncio foi realizado pelo prefeito Léo Vieira e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Medina, no Centro Cultural Meritiense. Os valores serão pagos na sexta-feira (29-05).

Cada agente cultural contemplado receberá R$ 4.600, referente ao pagamento por trajetória cultural, utilizando recursos provenientes do rendimento financeiro do primeiro ciclo da PNAB, do Ministério da Cultura. A iniciativa reconhece a contribuição de artistas e fazedores de cultura para o fortalecimento da identidade cultural meritiense.

Durante o encontro, também foi anunciada a previsão de divulgação do calendário do Ciclo 2 da PNAB, prevista para o final de julho, incluindo diversos editais.

O prefeito Léo Vieira destacou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura no município. “A cultura de São João de Meriti merece reconhecimento e investimento. Conseguimos avançar em um processo importante que estava adormecido e hoje estamos garantindo que esse recurso chegue aos nossos agentes culturais, valorizando quem movimenta a arte, a cultura e a identidade da nossa cidade. E já estamos trabalhando para abrir o novo ciclo e ampliar ainda mais as oportunidades para os artistas meritienses”, afirmou o prefeito Léo Vieira.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Medina, ressaltou o empenho da equipe para viabilizar os pagamentos. “Essa premiação representa respeito e valorização aos agentes culturais da cidade. A Secretaria trabalhou com muito empenho para acelerar esse processo e garantir que os recursos fossem destinados diretamente para quem faz cultura em São João de Meriti”, pontuou Medina.

Entre os contemplados, a artesã Regina Gláucia celebrou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município. “É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento. A cultura transforma vidas e, através do artesanato, conseguimos ajudar muitas mulheres em situação de vulnerabilidade no nosso município”, frisou Regina.

A artista plástica Rita Vianna também enfatizou a importância do incentivo cultural. “É muito importante ver os artistas sendo valorizados e acolhidos. Esse incentivo fortalece os projetos culturais e nos motiva a continuar levando arte e inclusão para a população”, comentou Rita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *