30 de abril de 2026
Brasil BrasíliaDESTAQUENotícias

Dados positivos do Novo Caged, escala 6×1 e transparência salarial são destaques do “Bom Dia, Ministro” com Luiz Marinho

Conversa do titular do Trabalho e Emprego com profissionais de rádio e de portais ocorre a partir das 8h desta quinta-feira (30). A regulação do trabalho por aplicativos também estará entre os temas abordados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é o convidado do “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira, 30 de abril. Durante conversa ao vivo com profissionais de rádios e portais de várias regiões do país, a partir das 8h, ele vai abordar temas prioritários da pasta, como a criação de 228 mil empregos formais no Brasil em março, segundo o Novo Caged; o debate sobre o fim da escala 6×1; as ações para ampliar a igualdade salarial entre homens e mulheres e a regulamentação do trabalho por aplicativos.
 

Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com o resultado de março, o país acumula 613.373 novas vagas formais no primeiro trimestre do ano. Já no recorte dos últimos 12 meses, entre abril de 2025 e março de 2026, foram criados 1.211.455 empregos com carteira assinada.
 

ESCALA 6X1 — Outro tema em evidência será o debate sobre o fim da jornada de trabalho 6×1, sem redução salarial. A proposta traz para o centro da discussão os impactos desse modelo sobre a saúde, a qualidade de vida e as relações sociais dos trabalhadores. Neste mês de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou mensagem presidencial formalizando o envio ao Congresso Nacional do projeto de lei que prevê o fim da escala 6×1, com urgência constitucional. Na Câmara dos Deputados, duas propostas sobre o tema tiveram a constitucionalidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e seguem agora para comissão especial e, posteriormente, para votação em plenário.
 

IGUALDADE SALARIAL — Luiz Marinho também comentará os resultados do 5º Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, divulgado nesta semana pelos ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres. Os dados mostram avanço na participação feminina no mercado formal e crescimento de 29% na contratação de mulheres negras em grandes empresas entre 2023 e 2025. Apesar do avanço, o levantamento aponta que ainda há desafios a superar para alcançar a equiparação salarial entre homens e mulheres.
 

APLICATIVOS — A regulamentação do trabalho por aplicativos também estará na pauta da entrevista. O ministro vai destacar propostas voltadas à garantia de condições dignas para motociclistas, motoristas e ciclistas que atuam por meio de plataformas digitais de transporte e entrega. Entre as medidas estão a remuneração mínima de R$ 10 por entrega, o fim da subpraça e o pagamento de R$ 2,50 por quilômetro rodado, entre outros benefícios. As iniciativas dependem agora de aprovação no Congresso Nacional.