22 de abril de 2026
CulturaEntretenimentoLeste MetropolitanoNotíciasSão Gonçalo

Carnaval da Retomada reúne centenas de gonçalenses na primeira noite de desfile no Centro

 

Evento marca o retorno das escolas de samba locais. Mais sete agremiações desfilam na noite desta quarta-feira (22)

 

As escolas de samba de São Gonçalo voltaram com tudo! Na noite desta terça-feira (21), o Carnaval da Retomada animou os gonçalenses com o desfile de sete escolas da cidade, realizado no Centro. O evento tem como objetivo resgatar as atividades tradicionais das agremiações locais, que não ocorrem de forma estruturada há mais de dez anos. A segunda noite de desfile vai acontecer nesta quarta-feira (22), quando mais sete escolas vão se apresentar, a partir das 17h.

 

O momento histórico da volta das escolas gonçalenses teve sua abertura com um desfile de grupos de fantasias e a participação empolgante e especial da escola de samba campeã do carnaval do Rio de Janeiro 2026, Unidos do Viradouro. Além disso, a Corte Real do Carnaval de São Gonçalo marcou presença no evento, encantando o público durante todo o desfile.

 

O prefeito Capitão Nelson esteve presente na primeira noite de desfile e demonstrou animação com a retomada da festa popular.

 

“São Gonçalo merece o retorno dessa festividade, que por mais de dez anos esteve sem estrutura. De coração, quero agradecer a nossa Secretaria de Turismo e Cultura, à Liga Gonçalense e a todas as escolas que estão participando. Estou muito feliz em ver a presença animada da população aqui, espero que seja um momento marcante de muita felicidade”, disse.

 

O evento é organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, Blocos de Carnaval e Cultura Popular de São Gonçalo (Liga SG), em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc.

 

“O Carnaval está ligado ao que nós viemos construindo nesse governo, que é resgatar a identidade da cidade. Essa volta mostra tudo aquilo que São Gonçalo pode criar. Estamos todos emocionados e com as expectativas altas com esse marco, que pela primeira vez, conta com 14 escolas de samba. Nossa cidade merece um carnaval de excelência,” afirmou a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira.

 

“Eu sou de São Gonçalo e essa retomada é um momento icônico, pois a cidade sempre foi um berço cultural no Estado do Rio de Janeiro. Estou feliz com a colaboração da Política Nacional Aldir Blanc nesse acontecimento. Espero que essa parceria se fortaleça, pois o carnaval, além da cultura, garante conhecimento e ativa a economia local,” disse Thiago Lopes, superintendente do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro.

 

O público se emocionou com as cores, a energia e os enredos na noite de ontem. Passaram pela avenida a Acadêmicos do Porto Novo, com ‘O mundo encantado dos autistas’; a Mocidade Unidos do Marimbondo, com ‘Acendam as luzes da avenida, a Marimbondo voltou feliz da vida’; o São Gonçalo do Amarante, com ‘Quem dança e canta seus males espanta’; a Acadêmicos do Universo, com ‘Água, fonte da vida’; a Unidos do Barro Vermelho, com ‘Marlene Salgado de Oliveira, meu universo é você!’; os Leões de São Gonçalo, com ‘Oyá, a Rainha dos leões’; e a Mocidade Independente do Boaçu, com ‘Bahia de todos os santos’.

 

“O sentimento hoje é de um sonho realizado, os desfiles são a celebração de tudo que a liga fez o ano todo para voltar com o carnaval na nossa cidade. A parte social que as escolas praticam nos bairros é muito importante, além da cultura, a geração de empregos aqui no evento também é bacana, estou muito feliz vendo essa história acontecer. Vamos voltar com tudo”, destacou o presidente da Liga SG, Pitty de Menezes.

 

As agremiações que se apresentarem serão divididas posteriormente em dois grupos: sete escolas formarão o Grupo Especial e sete integrarão o Grupo de Acesso, formando o modelo competitivo que será consolidado a partir de 2027, com a criação oficial dos grupos Especial e Ouro.

 

A moradora do bairro Antonina, Gabriely Costa, conta sobre sua primeira participação no desfile como porta-bandeira, com apenas 12 anos de idade. A gonçalense representou a escola Leões de São Gonçalo.

 

“Estou muito animada e nervosa com o desfile, por ser a minha primeira vez. É muito interessante ter esse carnaval aqui para mostrar que também realizamos uma boa festa e apresentar os talentos que São Gonçalo tem”, contou.

 

A estrutura do evento conta com apoio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil e da Cruz Vermelha com ambulâncias e tendas de apoio, equipes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, agentes de trânsito da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes e equipes de limpeza da Secretaria de Conservação.

 

Programação –

 

. 22 de abril (quarta-feira):

17h- Desfile Aberto das Turmas de Fantasias

18h- Imperatriz Leopoldinense (participação especial)

18h50- Pingo D’Água

19h40- Unidos de Neves

30h30- Império do Porto da Ponte

21h20- Alegria de Guaxindiba

22h- Recanto do Engenho

22h50- Unidos do Salgueiro de São Gonçalo

23h40- Caprichosos de São Gonçalo

 

A apuração das notas para a definição dos grupos será realizada na quarta-feira (23), a partir das 14h, no Parque RJ Nosso Sonho, no bairro Boa Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *