SuperVia é autuada por falha em trem com explosão e princípio de incêndio
Uma falha técnica em uma composição ferroviária resultou em explosão seguida de princípio de incêndio na noite deste domingo (22/03), na estação de Quintino, na Zona Norte do Rio. A concessionária SuperVia foi autuada após fiscalização da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.
O problema teve origem no pantógrafo, equipamento responsável por captar energia elétrica da rede aérea, e ocorreu por volta das 20h, quando foi registrado um forte clarão. No momento do incidente, o trem da linha 2 (Deodoro–Central) transportava cerca de 60 passageiros, que foram retirados da composição sem registro de feridos.
O serviço chegou a ser interrompido por aproximadamente 15 minutos, mas já havia sido normalizado na manhã desta segunda-feira. Durante a operação, os agentes também identificaram a presença de fumaça na via férrea, oriunda de dormentes (estruturas de madeira que sustentam os trilhos), embora sem impacto direto na circulação dos trens.
Segundo os fiscais, funcionários da concessionária foram acionados imediatamente para conter o foco do incêndio, o que foi realizado com rapidez, eliminando o risco iminente aos passageiros.
A operação concluiu que houve falha na prestação do serviço, caracterizando infração ao Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que diz respeito à oferta de serviço adequado, eficiente, seguro e contínuo. Também foi constatada a ausência do Livro de Reclamações do PROCON-RJ.
O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a gravidade do episódio.
– Trata-se de uma situação que expôs diretamente os consumidores a risco. O transporte público precisa operar com total segurança e eficiência. Não podemos admitir falhas desse tipo, que colocam em risco a integridade física dos passageiros-, ressalta Fonseca.
A concessionária foi notificada e terá prazo de 15 dias para apresentar defesa. O caso seguirá em análise e poderá resultar na aplicação de sanções administrativas.

