12 de março de 2026
DESTAQUELeste MetropolitanoMunicípiosNotíciasSão Gonçalo

Assistência Social de São Gonçalo realiza o II Seminário Integrações

Evento reuniu profissionais de várias subsecretarias

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo realizou o II Seminário Integrações, nesta quarta-feira (11), na UERJ, no Patronato. O encontro teve como objetivo propor um espaço de diálogo, escuta qualificada e construção coletiva entre gestores, trabalhadores das políticas públicas, conselhos, sociedade civil e movimentos sociais.

No último ano, o primeiro seminário realizado pela secretaria foi voltado aos serviços de proteção social básica e especial. Desta vez, a integração proposta pelo evento foi realizada, especialmente, entre profissionais das subsecretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e da Pessoa com Deficiência e equipes do Centro de Referência LGBTI+.

Para dar início ao evento com muita animação, as participantes do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem realizaram uma apresentação cantando sucessos brasileiros como “É preciso saber viver” e “Felicidade”. 

O secretário de Assistência Social, Felippe Mattos, falou sobre o intuito de reunir os profissionais e a importância do seminário para o desenvolvimento da assistência no município.

“A nossa secretaria conta com mais de mil colaboradores e, às vezes, um não conhece o trabalho do outro. Eu admiro muito tudo o que as subsecretarias estão realizando e quero que, antes de abrirmos um seminário para a população, possamos compartilhar ideias e informações sobre os nossos serviços. Então, essa integração serve para aprimorarmos o nosso trabalho. Vamos seguir lutando pelas políticas públicas de assistência social em São Gonçalo”, destacou. 

Ao promover a integração entre políticas e setores, o Seminário Integrações reafirma o compromisso de São Gonçalo com a defesa dos direitos humanos, o enfrentamento às desigualdades e a construção de políticas públicas mais acessíveis, inclusivas e efetivas para todas as pessoas.