23 de fevereiro de 2026
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda lança projeto ‘Plante uma Árvore’ 

Objetivo é ampliar a arborização urbana com plantio de mudas cultivadas do viveiro do Parque do Ingá em locais indicados pelos moradores 

Para ampliar a arborização urbana em Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) lançou o projeto “Plante uma Árvore”. Pelo serviço, a equipe da secretaria vai fornecer mudas ideais para o plantio em área indicada pelos moradores do município. O lema da iniciativa é “Sombra que acolhe, fruto que alimenta e beleza que transforma”.  

Para participar do projeto, basta entrar em contato com a SMMA pelo telefone (24) 3512-9835, pelo e-mail smma@voltaredonda.rj.gov.br ou pessoalmente na sede da secretaria, na Avenida Sete de Setembro, nº 7, Condomínio A, no Aterrado, das 8h ao meio-dia e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.  

No momento da solicitação, o cidadão deve informar o nome completo, um telefone para contato e o endereço de onde será plantada a árvore. A próxima etapa é a avaliação do local por um técnico agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente com objetivo de definir a espécie mais indicada. 

“Vários fatores devem ser levados em consideração. Se o plantio vai ocorrer sob a rede de eletricidade, a preocupação é a altura; se a calçada é de piso ou concreto, ou se a árvore vai ficar próxima de muro ou da fundação da casa, a preocupação é com as raízes; entre outros fatores”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Jorginho Fuede.  

Ele completou que, após a avaliação do local e a definição da espécie, a equipe da SMMA faz a doação da muda e é responsável pelo plantio. A secretaria tem todo o material necessário para o serviço, como gel de plantio, que serve para melhorar a capacidade do solo de reter água e nutrientes; terra; ferramentas – enxadas, pá, regadores; e gaiolas de proteção. 

“Todo processo do ‘Plante uma Árvore’ deve levar entre 15 dias e um mês, dependendo da demanda. É importante ressaltar que o cidadão fica responsável pela manutenção da muda”, falou Jorginho Fuede.  

Mudas cultivadas na Fazenda do Ingá 

As espécies doadas para o “Plante uma Árvore” são cultivadas no viveiro do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O viveiro tem cerca de duas mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, entre elas a Embaúba, Aroeira, Sibipiruna, Quaresmeira, Ipê amarelo, Angico-branco, Canafístula, Pau-formiga, Mulungu, Uvaia, Pitanga, Ipê-branco, Guapuruvu, Jatobá e Pau d’Alho.