Corpo de Bombeiros registra mais de 450 resgates nas praias do RJ e reforça impacto da Operação Verão
Aporte de mais de R$ 23 milhões do Governo do Estado fortalece a estrutura operacional e amplia a eficiência das ações
Desde a última sexta-feira, com o início oficial do Carnaval, período em que há aumento significativo no número de banhistas nas praias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já realizaram 43.506 prevenções e 453 resgates em todo o litoral do estado.
O trabalho de salvamento marítimo apresenta resultados expressivos em 2026. Entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, os militares contabilizaram 324.901 prevenções e 4.871 resgates no mar.
Os números reforçam a efetividade das ações intensificadas durante a Operação Verão 2025/2026, iniciada em 19 de dezembro do ano passado. Desde o começo da operação até 15 de fevereiro de 2026, já foram registradas 460.600 prevenções e 6.164 resgates em todo o litoral fluminense.
Os resultados positivos refletem o investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, para fortalecer a estrutura de salvamento marítimo.
— Estamos falando de um investimento histórico que se traduz em vidas preservadas. Aplicamos mais de R$ 23 milhões para modernizar equipamentos, fortalecer a estrutura operacional e dar melhores condições de trabalho aos nossos bombeiros. Os números registrados nos primeiros dias deste Carnaval e ao longo da Operação Verão mostram que planejamento, tecnologia e presença efetiva nas praias fazem a diferença na proteção de moradores e turistas — afirmou o governador Cláudio Castro.
Os recursos foram aplicados na aquisição de drones com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, modernos equipamentos de mergulho e resgate, novos materiais de proteção individual, além da revitalização de unidades operacionais.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles, a implantação dos postos móveis de salvamento é um dos grandes avanços desta edição da Operação Verão.
— Essas estruturas ampliam a nossa capacidade de resposta e garantem mais mobilidade às equipes, que podem se reposicionar de forma estratégica conforme o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar. Com isso, tornamos o atendimento ainda mais ágil, eficiente e preventivo em toda a orla do estado — ressaltou o coronel.
A corporação mantém presença contínua ao longo de toda a costa do estado, por meio dos Grupamentos Marítimos e unidades com serviço de salvamento, atuando de forma integrada com órgãos estaduais, municipais e federais. O reforço do efetivo, o aprimoramento dos meios operacionais e a intensificação das campanhas educativas consolidam a maior ação de prevenção de afogamentos já realizada na orla fluminense.
O desempenho registrado neste início de 2026 confirma que o planejamento antecipado e o investimento em tecnologia, estrutura e capacitação dos militares têm sido determinantes para preservar vidas e garantir mais segurança a moradores e turistas durante o período de maior movimento nas praias do estado.

