Governo do Estado reforça segurança do Carnaval com 390 câmeras de reconhecimento facial, torres de observação e centros de comando integrados
Operação Segurança Presente coordena as ações estratégicas e o monitoramento em tempo real durante os dias de folia
O Governo do Estado implementou uma ampla infraestrutura de monitoramento e controle para reforçar a segurança no Carnaval, com mais de 40 Torres de Observação Policial e 390 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. As ações estratégicas e o monitoramento em tempo real são coordenados pela Operação Segurança Presente, garantindo maior proteção aos foliões e trabalhadores.
As Torres de Observação estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como a Marquês de Sapucaí, a Lapa, Copacabana e demais áreas de grande concentração de público. Já as 390 câmeras ficam em mais de 90 locais, incluindo a Sapucaí, o circuito dos megablocos e a Zona Sul. Para assegurar a transmissão de dados em tempo real, foram implantados mais de 23 quilômetros de fibra óptica, ampliando a capacidade de vigilância e resposta rápida.
A atuação do Segurança Presente também se estende a mais de 50 blocos de rua, que reúnem público estimado em mais de 2,5 milhões de foliões. O sistema de inteligência integrado fortalece a prevenção. A coordenação de todo o esquema fica centralizada em três Centros de Comando e Controle, instalados na Lapa, em Copacabana e em uma unidade central na própria Sapucaí.

