Profissionais da Educação de Mesquita recebem treinamento para primeiros socorros
Equipes da Secretaria Municipal de Educação tiveram instruções práticas e teóricas sobre ações de proteção à vida em situações de emergência
Saúde e Educação de Mesquita se encontraram essa semana, quando profissionais de diferentes áreas de atuação da Secretaria Municipal de Educação receberam uma capacitação focada em métodos de primeiros socorros. O treinamento foi promovido por especialistas da Saúde municipal, que se propuseram a difundir técnicas de atuação em casos de engasgos, queimaduras, convulsões e outros cenários de risco à saúde.
A capacitação foi dividida em duas etapas: o primeiro momento, voltado para instruções teóricas que englobam desde lições de anatomia, ligadas à compreensão do organismo humano e suas sensibilidades, até explicações sobre os métodos adotados para primeiros socorros. Em um segundo momento, os participantes colocam em prática os conhecimentos recém-adquiridos durante os exercícios coordenados pelos enfermeiros Eric Couto e Joelma Garcia.
“Ninguém vai sair daqui socorrista profissional, mas o intuito é transmitir a conduta e os conhecimentos básicos, mas de extrema importância para o socorro em casos de convulsões, desmaios, fraturas, entre outros”, explica Eric, coordenador de Enfermagem da Clínica da Família de Edson Passos.
A preparação ocorreu em cumprimento à Lei Lucas, diretriz instituída em 2018 que determina a obrigatoriedade da capacitação em primeiros socorros entre profissionais da Educação de todo o país . A lei recebeu esse nome em alusão ao trágico falecimento do estudante Lucas Begalli, que veio a óbito após se asfixiar durante um passeio escolar e não receber atendimento imediato. Na Baixada Fluminense, Mesquita foi o primeiro município a promover as capacitações voltadas à Lei nas suas escolas municipais, que acontecem regularmente na rede de ensino desde 2023.
Monique Rosa, subsecretária de Educação de Mesquita, aborda a importância de ações desse caráter para a preservação da integridade física no âmbito da educação municipal. “A realização de treinamentos como esse nos setores da nossa rede de ensino possui um papel fundamental para a preservação da saúde dos nossos profissionais e, acima de tudo, para a proteção dos nossos estudantes no espaço escolar, que são quem dá sentido ao nosso trabalho”, explica.

