12 de fevereiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Volume de serviços prestados no Rio de Janeiro cresce 3,6% em dezembro de 2025

 
No ano passado, crescimento acumulado foi de 1,7%
 

O volume de serviços prestados no Estado do Rio de Janeiro apresentou crescimento de 3,6% em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado supera com folga a média nacional, que registrou variação negativa de 0,4% no período. No acumulado de 2025, o setor de serviços fluminense avançou 1,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de novembro para dezembro, o volume de serviços prestados no estado também mostrou aceleração, com alta de 1,3%. Segundo o levantamento, os segmentos que mais contribuíram para o crescimento, ao longo do ano, foram os serviços de tecnologia da informação, os serviços técnico-profissionais e o transporte terrestre.

O governador Cláudio Castro destaca que o avanço do setor de serviços reforça o dinamismo e a diversificação da atividade econômica fluminense.

– Mesmo em um cenário nacional mais desafiador, o Rio de Janeiro apresentou resultado superior, refletindo o impacto das ações de nossa gestão, voltadas para a atração de investimentos, para o incentivo ao empreendedorismo e à expansão das atividades de turismo, tecnologia e serviços especializados. É um movimento que gera mais oportunidades, amplia a renda e impulsiona o desenvolvimento do estado – afirma Castro.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, o volume de atividades turísticas no Estado do Rio de Janeiro cresceu 15,2% em dezembro, na comparação com o mesmo mês no ano anterior, e 10,8% no ano, superando o índice nacional de 4,6%. Na passagem de novembro para dezembro, o crescimento foi de 7,6%.

– Os números consolidam a trajetória positiva da economia fluminense e do setor de serviços ao longo do ano e confirmam o resultado esperado do setor de turismo no final de ano, com o Réveillon, pelo período de verão e pelo Carnaval – avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *