Sapucaí terá 195 mil copos reutilizáveis para os foliões e vai evitar mais de 3,2 toneladas de lixo no Carnaval
Ação da Águas do Rio inclui pontos de hidratação e operação especial de água e esgoto durante os desfiles
A Águas do Rio marca presença mais uma vez no Carnaval da Marquês de Sapucaí com a distribuição gratuita de 195 mil ecocopos (copos reutilizáveis). A ação, que já virou tradição na avenida, vai acontecer ao longo dos seis dias de desfiles, incluindo o Sábado das Campeãs, e evitará a geração de cerca de 3,2 toneladas de lixo plástico — aproximadamente 165 quilos a mais do que em 2025 e o equivalente ao peso de três carros populares.
Em seu quinto ano presente junto ao público na Sapucaí, a concessionária montou uma operação especial que incluiu a instalação de pontos de hidratação, reforço no abastecimento de água e manutenção preventiva dos sistemas de esgoto.
“Estamos presentes no dia a dia da população, realizando melhorias que impactam a qualidade de vida das pessoas. A presença da Águas do Rio no Carnaval da Marquês de Sapucaí é uma extensão desse compromisso com a cidade, em um dos momentos mais importantes do Rio de Janeiro, que envolve todos e reverbera para o mundo. É uma grande alegria celebrar a cultura carioca ao lado de quem vive a cidade todos os dias”, afirma Anselmo Leal, presidente da Águas do Rio, empresa da Aegea.
Serão 31 bebedouros distribuídos ao longo da Marquês de Sapucaí e 70 profissionais circulando com mochilas de hidratação, que distribuirão água aos foliões em copos biodegradáveis, na concentração e na dispersão das escolas. No setor 9, o público também poderá visitar o estande da empresa para maquiagem gratuita, um atrativo que faz parte da experiência de muitos foliões. Já na Praça de Alimentação, haverá outro ponto com bebedouros para reforçar a hidratação.
Planejamento e equipes de prontidão
O planejamento operacional começou ainda em outubro, com vistorias e limpeza preventiva das redes de esgoto, complementando as ações realizadas no início de 2025, quando a concessionária entregou melhorias estruturais no Sambódromo, como a implantação de mais de 150 metros de nova rede e a ampliação da capacidade de vazão do sistema.
Neste ano, assim como nas edições anteriores, durante os desfiles, equipes ficarão de prontidão com caminhões equipados para manutenção preventiva e corretiva. O abastecimento de água também foi reforçado com nova interligação de rede, ampliando a segurança operacional. Caminhões-pipa estarão posicionados estrategicamente para atuar em casos emergenciais, como eventuais oscilações no fornecimento.
O monitoramento da qualidade da água será feito em tempo real por meio de equipamento instalado no local. O planejamento inclui ainda inspeções preventivas nos hidrantes da área interna e do entorno da Sapucaí durante todo o período do evento.

