11 de fevereiro de 2026
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Japeri reúne entrega de equipamentos e serviços em dia marcado por garantia de direitos

Município recebeu o RJ Alimenta, van do SUAS para atendimento itinerante e promoveu corredor de ações nas áreas de saúde, assistência social, meio ambiente e direitos humanos

“A hora do almoço nesta segunda-feira, (10), teve um tempero especial: alimentar o meu povo”.  A frase da prefeita Fernanda Ontiveros abriu um dia que marcou a agenda pública de Japeri com a entrega de equipamentos e a oferta de serviços que unem segurança alimentar e proteção social.

O município recebeu o programa RJ Alimenta, fruto da parceria com o Governo do Estado, a Van do SUAS, entregue pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, além de um corredor de ações integradas com atividades nas áreas de saúde, assistência social, meio ambiente e direitos humanos.

Com a chegada do RJ Alimenta, Japeri passa a contar com 1.500 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), destinadas à população em situação de vulnerabilidade. O programa garante acesso regular à alimentação e integra a política de segurança alimentar no município. “A chegada do RJ Alimenta ao nosso município representa mais do que refeições. Representa segurança alimentar, dignidade e acolhimento para as famílias japerienses. Alimento não é favor, é direito”, afirmou a prefeita.

A iniciativa reuniu autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito, Carlos Januário, vereadores e gestores públicos, além de representantes dos governos estadual e federal.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, deputada federal Rosângela Gomes, destacou a importância da articulação entre os entes federativos. “Quando Estado e município caminham juntos, quem ganha é a população. Segurança alimentar e assistência social são políticas essenciais para assegurar dignidade às famílias”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Walter Trajano, ressaltou que o conjunto de entregas amplia o alcance da rede de proteção. “Estamos levando serviços para mais perto das pessoas. É a política pública chegando onde ela precisa estar: no território, junto das famílias”, pontuou.

Ao longo do dia, a população também teve acesso a um corredor de serviços com atendimentos e orientações nas áreas de saúde, assistência social, meio ambiente e direitos humanos, reunindo equipes técnicas e ampliando o acesso às políticas públicas. O conjunto de ações transformou o dia,  (10), em um marco para o município: a soma de esforços entre os entes públicos resultou em mais serviços, mais presença do poder público nos territórios e mais garantia de direitos para a população de Japeri.

 Van do SUAS amplia atendimento com CRAS itinerante

Outro destaque do dia foi a entrega da Van do SUAS, equipamento do programa MobiSUAS, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Totalmente adaptado, o veículo funcionará como um CRAS itinerante, levando atendimento socioassistencial às localidades mais distantes e às famílias com maior dificuldade de acesso aos serviços.

Representando o Governo Federal, os membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Pablo Pinheiro e Fernando, enfatizaram que o objetivo é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios. “A Van do SUAS amplia a presença da assistência social nos territórios, garantindo acesso a direitos e fortalecendo a rede de proteção básica. Foi assim, que com muita alegria, um certo dia avistei a van em determinado município. Me aproximei e descobri que se tratava do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos levando idosos pela primeira vez à praia. É a assistência atendendo a necessidade da população, levando acesso e esperança”, destacou Pablo.

Durante o evento, a prefeita agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, à secretária Rosângela Gomes, aos representantes federais presentes e à equipe municipal. “Cada ida a Brasília é o plantar de sementes que hoje viram frutos para Japeri. Agora, a assistência social vai chegar ainda mais perto de quem mais precisa”, afirmou.

Depoimentos

A primeira família da fila para receber o almoço no RJ Alimenta foi a da Gabriela Silva, que levou o marido Leonardo e a filha Rhyana Victória. “Eu apoio essa iniciativa e por isso vim com minha família e já estou feliz por ser a primeira da fila. É muito importante o município pensar na alimentação do povo. Já economizei o alimento e o gás”, disse já pegando a senha número 1.

Já a família Paulino, do bairro Primavera, reuniu a tataravó, Maria, (80) e a pequena Mavi de um ano e 6 meses que abriram a fila de prioridade. Com eles Paula, avó da criança, e filha de Maria; e os jovens  Pedro e Victória. “Eu acho uma ótima, que esse trabalho comece e continue porque ajuda muito a nossa população. Eu trouxe minha mãe, meus netos e minha bisneta”, afirmou. Já Victoria numa linguagem jovial comentou: “Tem até janta? Esquece, bom demais!”.

:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *