10 de fevereiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Produção industrial do Estado do Rio cresce 5,1% em 2025

Desempenho da indústria fluminense acumulou alta de 10,6% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2024


A produção industrial do Estado do Rio de Janeiro registrou crescimento de 5,1% em 2025 e de 10,5% em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na passagem de novembro para dezembro, a alta chegou a 2,3%. O desempenho fluminense superou com folga a média nacional em todas as três bases de comparação analisadas – tanto no resultado acumulado do ano, que no Brasil foi de 0,6%, quanto no comparativo interanual de dezembro (0,4%) e na variação mensal (retração de 1,2%). Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira (10/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governador Cláudio Castro destaca que o resultado da indústria fluminense reforça o papel estratégico do setor para o desenvolvimento econômico e social do estado, além de refletir o trabalho contínuo do governo em promover um ambiente mais favorável aos negócios, com estímulo a investimentos, modernização e aumento da competitividade.

– Quando a indústria avança, ampliamos empregos, renda e oportunidades para a população. Continuar ampliando as condições para que o setor prossiga em sua trajetória de expansão, crescendo e investindo no estado, é uma das prioridades de nossa gestão. Queremos garantir que o crescimento econômico se traduza em desenvolvimento social em todas as regiões do Rio de Janeiro – afirma Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, observa que, mesmo diante de um cenário global e nacional de incertezas, a indústria fluminense apresentou um sólido desempenho no ano, com resultados bem acima da média nacional.

– Registramos, no ano passado, algumas das maiores altas do país e fomos uma das principais influências positivas no resultado nacional. Esses índices foram impulsionados, sobretudo, pelo setor extrativo, com o aumento na extração de petróleo e gás natural. O desempenho positivo é, ainda, fruto das políticas e incentivos industriais do governo Cláudio Castro – explica Farah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *