10 de fevereiro de 2026
Campos dos GoytacazesMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Campos: Novo centro cirúrgico do HFM entra na fase final de obras

As obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado (HFM) seguem em ritmo acelerado e já alcançaram cerca de 85% de execução. Localizado no quinto andar da unidade, o novo bloco foi projetado para ampliar a capacidade cirúrgica do hospital e complementar o atual centro cirúrgico, que continuará operando normalmente para atendimentos de urgência e emergência.
Entre os avanços mais recentes está a instalação do sistema de climatização. Parte dos aparelhos de ar-condicionado já foi instalada e os demais seguem em fase final de implantação, etapa essencial para a conclusão dos serviços de acabamento, como pintura e ajustes finais do setor.
De acordo com a diretora de Infraestrutura e Projetos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Adrieli Stellet, a obra entra agora em uma fase decisiva. “Estamos na etapa de finalização da instalação dos aparelhos de ar-condicionado do novo centro cirúrgico. Alguns equipamentos já estão completamente instalados e outros seguem em processo de conclusão, com a colocação das condensadoras e ajustes finais. A partir disso, avançamos para os acabamentos, como pintura, o que mostra o quanto a obra está adiantada”, explicou.
O novo centro cirúrgico funcionará de segunda a sexta-feira, em dois turnos, com capacidade para realizar até 40 cirurgias eletivas por semana. A ampliação vai permitir o aumento da oferta de procedimentos em áreas de alta demanda, como cirurgias pediátricas, ortopédicas e otorrinolaringológicas. O espaço contará ainda com mais salas operatórias, incluindo duas preparadas especialmente para a realização de transplantes de órgãos.
Outro ponto de destaque é o avanço das obras do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que também funcionará no quinto andar. Segundo o coordenador de Arquitetura e Projetos da FMS, Nilson Tavares, a fase de demolição das antigas paredes já foi totalmente concluída e a obra agora segue para a etapa de reconstrução. “Toda a demolição necessária já foi feita e agora estamos elevando as novas alvenarias previstas no projeto. Em algumas áreas, as paredes já estão prontas e os serviços elétricos também avançaram. O CTQ está evoluindo muito bem”, afirmou.
O novo CTQ contará com estrutura especializada para o atendimento de pacientes queimados, incluindo balneoterapia, UTI própria, banco de pele e uma enfermaria exclusiva com seis leitos. A unidade foi planejada para oferecer atendimento mais qualificado e humanizado para casos de alta complexidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *