10 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Rio tenta retomar a normalidade após fortes chuvas

Município retornou ao Estágio 2. Ao longo do dia, a previsão é de chuva fraca a moderada, porém com menor intensidade.

Após os estragos provocados pelas chuvas, que causaram deslizamentos, alagamentos e o acionamento de sirenes em diferentes pontos da cidade, o Rio tenta voltar à normalidade na manhã desta terça-feira (10). O município segue em Estágio 2, com vias sendo reabertas e a circulação de trens e do BRT normalizada. Ao longo do dia, a previsão é de chuva fraca a moderada, porém com menor intensidade.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, às 19h desta segunda-feira (9), 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades de alto risco geológico das Zonas Norte e Sudoeste, após os pluviômetros registrarem chuva acima dos 50 milímetros (mm) em 96 horas. 

Até o momento, o COR-Rio contabilizou 60 bolsões d’água, 21 alagamentos, quatro deslizamentos e cerca de 10 quedas de árvores. Até às 6h desta terça (10), 18 ocorrências seguem em andamento, enquanto 81 já foram finalizadas após ações dos órgãos municipais. 

A Avenida Niemeyer, sentido Leblon, por exemplo, foi reaberta ainda no início da manhã. A via chegou a ser totalmente interditada na noite de segunda-feira para uma vistoria da Fundação GEO-Rio, após uma queda de árvore causar um deslizamento de terra, na altura do Faro Beach Club.

Na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, equipes da Prefeitura do Rio trabalham no deslizamento que ocorreu na pista sentido Grajaú, altura do Km 1, em Jacarepaguá. Comlurb, Bombeiros e Guarda Municipal atuam no local. Defesa Civil acionada.

Trens e BRT

Responsável pelo sistema de trens, a SuperVia informou que, devido à forte chuva que causou alagamentos na via férrea, as estações Praça da Bandeira, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier e Piedade chegaram a ficar interditadas para trens paradores no sentido Deodoro, na noite de segunda (9). 

Na manhã desta terça-feira, a circulação dos trens segue de acordo com os intervalos abaixo, levando-se em conta a faixa de pico de cada ramal:

Ramal Deodoro (pico de 5h às 8h)
Entre Deodoro e Central do Brasil – intervalo médio de 10 minutos

Ramal Santa Cruz (pico de 5h às 8h)
Entre Santa Cruz e Central do Brasil – intervalo médio de 9 minutos

Ramal Japeri (pico de 5h às 8h) 
Entre Japeri e Central do Brasil – intervalo médio de 8 minutos

Ramal Belford Roxo (pico de 5h às 8h)
intervalo médio de 15 minutos

Ramal Saracuruna (pico de 5h às 8h)
Gramacho x Central do Brasil – intervalo médio de 13 minutos 
Saracuruna x Gramacho – intervalo médio de 30 minutos

Na ocasião, o serviço do BRT também foi afetado. Ainda no fim da noite, as operações de todos os corredores já haviam sido retomadas.

Confira as ocorrências ainda em andamento

Alagamento: Rua Viúva Cláudio, altura do Buraco do Lacerda – Jacaré, na Zona Norte.

Bolsão d´água: Rua Antônio Frederico Luvizaro; Travessa Santo Antônio; e Rua João Vicente, altura da Rioluz, todos em Marechal Hermes, Zona Norte.

Deslizamentos: Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, sentido Grajaú, altura do Hospital Cardoso Fontes – Freguesia (Jacarepaguá); Rua Santa Carolina, altura da Rua São Miguel – Tijuca; Rua Augusto Borborema, altura da Rua Francisco Ernesto do Reg e Rua Canitar, altura do Mercado Pexinchete, ambas no Complexo do Alemão.

Queda de árvore: Rua Maria Quitéria, altura da Praça Nossa Senhora da Paz – Ipanema, Zona Sul; Avenida Niemeyer, altura do Faro Beach Club – Vidigal, Zona Sul; Rua Volta Grande – Del Castilho, Zona Norte; Avenida Brasil, altura da Comunidade do Triângulo – Deodoro, Zona Norte.

Queda de árvore sob fiação: Estrada da Covanca, altura da Rua Virgínia Vidal – Tanque; Avenida Alexandre Ferreira, sentido Jardim Botânico, altura da Rua General Tasso Fragoso – Lagoa, Zona Sul; Estrada da Paz – Alto da Boa Vista; Rua Amadeu Veloso, Jardim Guanabara, Zona Norte

Queda de muro: Rua Arquias Cordeiro, altura da estação de trens do Engenho Novo – Engenho Novo, Zona Norte; Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão, altura do Bosque da Freguesia – Gardênia Azul, Zona Oeste.

Sirenes acionadas

De acordo com a Defesa Civil Municipal, às 20h25, as sirenes de oito comunidades foram desligadas. A última foi silenciada às 21h10.

Comunidades da Zona Norte:

– Arrelia, no Andaraí
– Jamelão, no Andaraí
– Formiga, na Tijuca
– Parque Silva Vale, em Tomás Coelho/Cavalcanti
– Rua Brício de Moraes, em Tomás Coelho
– Morro do Sapê, em Vaz Lobo
– São Miguel Arcanjo, em Vaz Lobo

Comunidades da Zona Sudoeste:

– Comandante Luiz Souto, no Tanque
– Espírito Santo, na Praça Seca

A recomendação é que moradores de comunidades de alto risco e de regiões com alto índice de alagamento, procurem um ponto de apoio mais próximo.

Além disso, siga as seguintes recomendações ao sair:

– Desligue a energia elétrica
– Desligue o gás
– Pegue documentos e remédios
– Não deixe animais de estimação abandonados em casa
– Auxilie idosos e crianças

Cidade chegou a Estágio 3

O Rio chegou a entrar em Estágio 3 às 19h24 desta segunda (9), devido a ocorrências relacionadas às chuvas que atingiram o município e a critérios para acionamento de sirenes. 

De acordo com informações do Sistema Alerta Rio, os maiores acumulados de chuva, entre 13h dessa segunda (09) e 01h desta terça (10), foram registrados nos seguintes bairros:

– Piedade: 96,4mm
– Madureira: 90,8mm
– Grande Méier: 86,0mm
– Jardim Botânico: 78,2mm
– Barra/Riocentro: 74,0mm

Já nos últimos três dias, desde as 18h de sexta-feira (6) até 1h desta terça (10), os maiores acumulados aconteceram nos seguintes locais:

– Grande Méier: 181,8mm
– Anchieta: 175,8mm
– Madureira: 150,2mm
– Est. Grajaú/Jacarepaguá: 138,0mm
– Piedade: 137,2mm

Previsão

Ao longo desta terça (10), o tempo permanece instável na capital fluminense, com céu nublado a encoberto e previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia. Os ventos estarão entre fracos e moderados e as temperaturas estáveis, com mínima prevista de 20°C e máxima prevista de 29°C.

Região Metropolitana

Diversos pontos de alagamentos também foram registradas na Região Metropolitana e na Baixada Flumiense.

Em Niterói, foram acionadas as sirenes nas comunidades da Boa Vista (Zona Norte) e do Morro do Estado (região Centro-Sul). A cidade permanece em estágio de alerta com equipes atuando nas ruas. O volume de chuva registrado em 24 horas superou a previsão esperada para todo o mês de fevereiro.

No Morro do Castro, em São Gonçalo, houve deslizamentos de terra e quedas de árvores e de uma rocha. Por medida de segurança, a Rua Doutor March precisou ser interditada. Em outro ponto do município, o Rio Alcântara transbordou. A Defesa Civil segue monitorando os impactos provocados pelo temporal.