Operação especial garante funcionamento dos sistemas de água e esgoto na Sapucaí
Águas do Rio realiza manutenção preventiva, reforça o abastecimento e vai manter equipes de prontidão durante todo o Carnaval
Antes mesmo do primeiro desfile tomar a avenida, a Águas do Rio já está em campo no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Com ações preventivas iniciadas em outubro de 2025, a concessionária estruturou uma operação especial para assegurar o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto, garantindo que um dos maiores espetáculos do mundo aconteça sem transtornos para o público, os trabalhadores e as escolas de samba.
No sistema de esgotamento sanitário, as manutenções preventivas tiveram início antes da montagem dos camarotes. Desde então, as equipes realizam vistorias completas e a limpeza da rede de esgoto. Ao longo do ano passado, o Sambódromo também passou por intervenções estruturais, com destaque para a implantação de mais de 150 metros de nova rede de esgoto e a substituição de tubulações por outras de maior diâmetro, aumentando a capacidade de vazão do sistema.
A operação ganhará ritmo ainda mais intenso durante os dias de desfile. Equipes da Águas do Rio ficarão dedicadas em campo e caminhões de alto vácuo (vacol e jet) equipados com hidrojato para a manutenção preventiva e corretiva de redes de esgoto e drenagem estarão posicionados estrategicamente para qualquer eventualidade. Após o encerramento de cada noite de desfile, uma nova rodada de manutenção será executada, assegurando o funcionamento adequado das redes ao longo de todo o Carnaval.
“Todo esse planejamento é fundamental para a realização de um evento dessa magnitude. Nosso trabalho começa meses antes e segue durante todos os dias de desfile, justamente para prevenir imprevistos e garantir segurança para quem trabalha e para quem curte o Carnaval”, explica Renan Mendonça, diretor executivo da Águas do Rio.
Reforço no abastecimento e monitoramento da qualidade da água
Além das ações no sistema de esgoto, a Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, reforçou o abastecimento de água do Sambódromo da Marquês de Sapucaí para o Carnaval. A implantação de um novo ponto de interligação entre as redes internas ampliou a capacidade do sistema e permitiu uma melhor redistribuição da água entre os setores, aumentando a pressão e a regularidade do fornecimento, mesmo em situações de instabilidade.
Como medida de segurança, caminhões-pipa vão ficar posicionados em pontos estratégicos, prontos para atuar em casos emergenciais, como eventuais oscilações no fornecimento.
A operação também inclui um skid — sistema fixo de monitoramento da qualidade da água — instalado no Sambódromo, que acompanha em tempo real indicadores essenciais para garantir que a água distribuída esteja dentro dos padrões de qualidade.
Hidrantes e equipes de prontidão
O planejamento contempla ainda um cronograma especial de inspeção para os hidrantes. As vistorias começaram em novembro, abrangendo tanto as ruas do entorno da Sapucaí quanto os pontos internos. Durante os dias de evento, as equipes vão inspecionar os hidrantes verificando pressão e disponibilidade de água, como medida preventiva contra riscos de incêndio.
“Garantir que tudo funcione bem durante o Carnaval é essencial não só para o evento, mas para a cidade como um todo. Essa operação mostra a importância do saneamento para o Rio de Janeiro e o compromisso da Águas do Rio em atuar de forma integrada, preventiva e contínua”, destaca Renan Mendonça.

