Bombeiros resgatam quatro pessoas com vida após desabamento de imóvel no Engenho Novo
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), atuou no fim da tarde deste domingo (08/02) no atendimento à uma ocorrência de desabamento de edificação na Rua Visconde de Itabaiana, no bairro do Engenho Novo, Zona Norte da capital, nas proximidades da Igreja de São Sebastião. O incidente ocorreu após as fortes chuvas que atingiram o estado.
Quatro pessoas foram resgatadas com vida e foram encaminhadas para o Hospital Municipal Salgado Filho, sendo com ferimentos leves e moderados. Os bombeiros procuram por dois cães que estariam sob os escombros.
– Estamos atuando com total atenção à região e com prioridade absoluta no resgate de cada vítima. Todo o nosso aparato está mobilizado para garantir uma resposta rápida e eficaz – afirmou o governador Cláudio Castro.
Os bombeiros receberam o chamado no fim da tarde. Cerca de 40 militares estão empenhados na operação, incluindo equipes do Quartel de Benfica (DBM 1/11), do Quartel de Vila Isabel (11º GBM), do Quartel do Méier (2° GBM), do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e de especialistas do Grupamento de Operações Especiais (GOEsp).
As equipes seguem realizando buscas, ações de salvamento e avaliação estrutural da área, com foco na segurança das vítimas e das guarnições.
Monitoramento das Chuvas
O governador Cláudio Castro acompanha de forma permanente a situação das chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro, por meio do Comitê de Chuvas do Governo do Estado, e com as prefeituras dos municípios atingidos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para cerca de 40 ocorrências relacionadas às chuvas neste domingo e segue em estado de alerta para casos emergenciais. Também hoje, a Defesa civil emitiu alerta (DCA/Cell Broadcast) de chuvas intensas e risco severo de deslizamento e inundação para 23 municípios da Região Serrana, Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Noroeste e Norte do Estado. Houve acionamento de 51 sirenes em Duque de Caxias, Magé e Teresópolis. A maioria dos chamados atendidos envolveu queda de árvores, inundações ou alagamentos. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) acompanha o nível dos rios na capital, Região Metropolitana e Petrópolis.
Limpeza de pista
A RJ-162, que liga Rio Dourado ao município de Rio das Ostras, vai passar por uma intervenção na manhã de segunda-feira (09/02). Equipes técnicas farão a limpeza da pista no trecho em que houve uma queda de barreira por conta das fortes chuvas. Os serviços estão programados para às 7h e têm previsão de término para as 11h. Durante o período de trabalho, o trecho estará interditado.

