7 de fevereiro de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasNova Iguaçu

Prefeitura de Nova Iguaçu reforça defesa e proteção dos animais

A defesa e a proteção dos animais vêm ganhando cada vez mais espaço, visibilidade e importância em Nova Iguaçu. Uma das primeiras cidades da Baixada Fluminense a contar com uma secretaria municipal exclusiva para a causa, criada em agosto de 2025, o município tem avançado na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao bem-estar, à segurança e à saúde dos animais, especialmente os que vivem em situação de rua.

Para isso, a Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (SEMDEPA), vem desenvolvendo ações permanentes como a Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos, o projeto educativo “Educar para Cuidar” e o serviço de castração gratuita, realizado com o Castramóvel.

“Além de aproximar os animais de rua da sociedade, essas ações ajudam a conscientizar sobre a responsabilidade e o respeito que todos merecem. Nosso objetivo é preservar vidas e evitar que novos casos de violência se repitam”, explica o secretário da SEMDEPA, Marcelo Reis, ao citar o caso do cão Orelha, morto após agressões em Florianópolis (SC), que teve repercussão nacional.

Mais de 300 adoções

Desde maio de 2023, a Prefeitura promove a Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos. Mais de 300 animais já foram adotados ao longo de dezenas de edições, a mais recente realizada neste sábado (7), no TopShopping, parceiro da iniciativa.

A ação conta com o apoio de protetores independentes, que resgatam e cuidam dos animais até que estejam aptos para a adoção. Os pets adultos são entregues castrados, vacinados e vermifugados. Filhotes também participam das campanhas e têm garantido o atendimento gratuito posteriormente.

“A campanha promove a guarda responsável e oferece um novo começo para animais que aguardam um lar. Nosso papel é aproximar a população dessa causa”, destaca Marcelo Reis.

Para adotar, os interessados passam por uma entrevista e preenchem um formulário que avalia o ambiente, a rotina familiar e os cuidados oferecidos ao animal.

Educar para Cuidar

Lançado em setembro do ano passado, o projeto “Educar para Cuidar” é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e vai passar por 120 escolas da rede municipal. A iniciativa leva médicos-veterinários e protetores de animais a cerca de 8 mil alunos do 4º ano do ensino fundamental, promovendo a conscientização sobre proteção, responsabilidade e convivência com a fauna urbana.

“Ensinar nossas crianças a respeitar os animais é formar cidadãos mais conscientes e humanos. Esse aprendizado ultrapassa os muros da escola e se reflete em toda a sociedade”, afirma o secretário.

Castrações gratuitas

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura iniciou o programa itinerante de castração gratuita de cães e gatos. O serviço é realizado por meio de um Castramóvel, que percorre diferentes regiões da cidade ao longo do ano.

O atendimento começou no bairro da Luz e, atualmente, o Castramóvel está em Vila de Cava, onde 260 animais serão castrados ao longo do mês de fevereiro. Ao todo, 470 procedimentos já foram realizados.

O próximo bairro a receber o serviço será divulgado em breve pela SEMDEPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *