7 de fevereiro de 2026
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasPinheiral

Rede Municipal de Ensino de Pinheiral passa por reestruturação curricular e aposta em inovação, tecnologia e formação para a vida

Mudança na matriz curricular amplia disciplinas e prepara alunos para os desafios do mundo atual

Dando continuidade às ações de fortalecimento da educação em Pinheiral, a rede municipal de ensino iniciou um importante processo de reestruturação da matriz curricular, alinhado às novas diretrizes do Governo Federal e às demandas identificadas a partir das necessidades locais. A mudança, anunciada durante o evento de retorno dos profissionais da educação, realizado na última segunda-feira (02), marca um novo momento da educação no município, iniciado em 2025, com foco na inovação, no protagonismo estudantil e na preparação dos alunos para os desafios da vida.

Para o secretário municipal de Educação, Luciano Marins, a iniciativa representa uma transformação mais ampla na forma de pensar a educação. “Estamos vivendo um novo momento. Essa mudança não é apenas curricular, é uma mudança de visão. Nosso compromisso é oferecer um ensino mais atrativo, moderno e alinhado aos desafios atuais. Investimos em inovação, tecnologia, formação cidadã e protagonismo estudantil”, destacou.

A proposta traz avanços em todas as etapas do ensino. A língua inglesa passa a ser ofertada desde a Educação Infantil. Já no Ensino Fundamental II, além do inglês regular, os alunos contarão com a disciplina English for Real Life (Inglês para a Vida Real), voltada à conversação e situações práticas, preparando especialmente para o mercado de trabalho.

Entre os destaques da nova matriz também estão a inclusão da Educação Financeira e da Educação Digital, fortalecendo a formação cidadã dos alunos e promovendo o uso consciente, produtivo e responsável da tecnologia.

Outra novidade é a criação da disciplina de Educomunicação e Novas Tecnologias, focada na alfabetização digital e no desenvolvimento do pensamento crítico sobre o uso da tecnologia, abordando seus impactos e potencial produtivo.

A Educação Financeira será trabalhada de forma integrada às aulas de Matemática, incluindo noções de empreendedorismo. Nas creches, a Educação Física passa a integrar a grade curricular, ampliando o desenvolvimento motor desde os primeiros anos.

Para a superintendente pedagógica Lucrécia Souza, as novas disciplinas representam um avanço significativo na formação integral dos estudantes. “Cada componente foi pensado para dialogar com a realidade dos nossos alunos. A Educação Digital, a Educomunicação, o Inglês para a Vida Real e a Educação Financeira não são apenas conteúdos, são ferramentas para desenvolver autonomia, pensamento crítico e preparação para o futuro. Estamos formando estudantes mais conscientes, criativos e preparados para os desafios do mundo atual”, destacou.

No ensino integral, o currículo foi unificado e ganhou novas disciplinas, como o Laboratório Verde, que envolve plantio, transformações da natureza, experiências de campo, agricultura e práticas sustentáveis. A Gastronomia Regional também passa a fazer parte da matriz, valorizando a cultura local e incentivando o empreendedorismo.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também recebe atenção especial, com um currículo próprio voltado à cidadania e às práticas da vida real, respeitando as especificidades desse público.

Outros componentes foram incorporados, como Raciocínio Lógico e Resolução de Problemas, Musicalização e uma organização pedagógica por trimestre, com foco em leitura, interpretação e desenvolvimento de competências essenciais.

Além das mudanças pedagógicas, o secretário Luciano ressaltou que a formação das equipes seguirá critérios. “Todo o processo será feito por meio de processo seletivo e convocação via concurso público, garantindo transparência, valorização profissional e, principalmente, mais qualidade no ensino oferecido aos nossos alunos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *