7 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

SEDCON e PROCON-RJ realizam fiscalização educativa e preventiva no Sambódromo antes do Carnaval

 

 

Em clima de preparação para o maior espetáculo da Terra, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ realizaram, nesta sexta-feira (06/02), uma ampla ação de fiscalização educativa e preventiva no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A iniciativa teve como foco os estabelecimentos e camarotes que irão funcionar durante os desfiles das escolas de samba.

 

 

 

As equipes percorreram bares, restaurantes, áreas de alimentação e camarotes ao longo da avenida, com o objetivo de orientar os profissionais que atuarão nos dias de desfile e assegurar que todos os serviços estejam em conformidade com a legislação consumerista.

 

 

 

Durante as vistorias, os agentes abordaram temas essenciais para a segurança e o conforto do público, como acessibilidade, venda de ingressos, comercialização de alimentos e bebidas, exposição de cartazes obrigatórios, controle de lotação, saídas de emergência e sinalização adequada.

Para o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a proposta da ação é garantir uma experiência segura e transparente para os milhares de foliões que passam pela Sapucaí.

 

 

 

– Essa ação tem um caráter essencialmente educativo e preventivo. Queremos garantir que todos os estabelecimentos estejam preparados para receber o público com segurança, transparência e respeito aos direitos do consumidor, evitando problemas durante os dias de desfile, destacou o secretário.

 

 

 

*Laboratório Itinerante do Consumidor reforça combate a bebidas ilegais*

 

 

 

Além da fiscalização no Sambódromo, o Laboratório Itinerante do Consumidor também estará presente ao longo do final de semana em blocos de rua tradicionais, como o Bloco da Favorita, no Centro do Rio, e no Suvaco do Cristo, na Zona Sul. A iniciativa vai reforçar o combate à comercialização de bebidas ilegais, uma prática que representa riscos graves à saúde da população.

 

 

– O consumo de bebidas falsificadas representa um risco sério à saúde da população. A presença do Laboratório Itinerante é fundamental para coibir essa prática e assegurar que o consumidor tenha acesso apenas a produtos seguros e de procedência comprovada – explica Fonseca.

 

 

 

Durante todo o período carnavalesco, equipes da SEDCON e do PROCON-RJ também estarão mobilizadas para a distribuição de cartilhas informativas, com orientações sobre direitos do consumidor relacionados a viagens aéreas e rodoviárias, hospedagem, compras e prestação de serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *