Visita institucional no CCO reforça integração entre Estado e município
Secretário de Estado da Polícia Militar esteve na cidade, destacando o intercâmbio de boas práticas na gestão da segurança pública
Na tarde da última quinta-feira, dia 29 de janeiro, o Centro de Controle Operacional de Mesquita recebeu a visita do secretário de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Marcelo de Menezes. A agenda institucional teve como objetivo o fortalecimento do diálogo entre Estado e município, além da troca de experiências voltadas à eficiência, inteligência e integração na gestão da segurança pública.
Dentro das instalações, Menezes conheceu de perto a dinâmica de funcionamento do equipamento e os recursos tecnológicos utilizados no monitoramento diário. Caso das câmeras distribuídas em pontos estratégicos, dos drones e dos sistemas de leitura automática de placas veiculares (LPR) e de reconhecimento facial. Isso além de se inteirar do fluxo de informações entre os órgãos envolvidos.
De acordo com o subsecretário-adjunto municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenador-adjunto do Centro de Controle Operacional de Mesquita, Guilherme Barros, a integração entre as instituições é um dos principais diferenciais do equipamento. “O CCO funciona como um elo entre as forças de segurança e os demais setores da gestão municipal. Essa troca constante de informações, aliada ao uso da tecnologia, permite respostas mais rápidas, ações preventivas mais eficientes e um apoio direto às equipes que atuam nas ruas, fortalecendo a segurança da população”, destaca.
O Centro de Controle Operacional atua como um núcleo de integração entre a Guarda Civil Municipal, a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a Defesa Civil, além de outros agentes de segurança pública. A central opera 24 horas por dia, contribuindo para a redução dos delitos, a boa fluidez no trânsito, a organização do ordenamento urbano e o planejamento estratégico da Defesa Civil Municipal.

