Secretário de Fazenda de Japeri é eleito membro do Conselho Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços
O Imposto sobre Bens e Serviços ( IBS) é um dos pilares da Reforma Tributária instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023. Já o Comitê gestor é o órgão com a responsabilidade de administrar o imposto, cuja previsão de arrecadação é de mais de R$ 1 trilhão por ano.
O Secretário Municipal da Fazenda, Pedro Castro é um dos membros do Comitê, indicado, no último dia 27, durante reunião da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília. A cerimônia contou com a presença da prefeita , Fernanda Ontiveros, e do fiscal tributário, Leonardo Sia.
Para o Secretário, o fato de Japeri ter conquistado esta posição é uma oportunidade de poder participar diretamente das decisões que vão levar crescimento para os municípios. Segundo ele, a reforma tributária representa um grande avanço para transformar o Brasil em um Estado mais igualitário e mais justo.
“Trata-se de uma mudança que tem potencial para fortalecer de forma significativa os municípios menores, especialmente os de pequeno porte. Sinto-me muito honrado em poder representar o município de Japeri, no Conselho Gestor da Reforma Tributária. Entendo que essa participação coloca Japeri em uma posição de vanguarda na administração tributária nacional, inserindo o município em uma vitrine que, no futuro, evidenciará sua competência e os resultados tributários que passará a alcançar.
Pedro contou que para o processo de participação de Japeri no (CG-IBS) teve o empenho do fiscal tributário do município, Leonardo Sia, em grupos de trabalho do Comitê Gestor. Destacou ainda o apoio institucional da Prefeita Fernanda Ontiveros, que esteve em Brasília e participou ativamente das articulações e deliberações.

