2 de fevereiro de 2026
NotíciasNotícias 24hs

Negociação para implantar lavanderias públicas e comunitárias avança em Petrópolis

Uma comitiva do Ministério das Mulheres esteve em Petrópolis (RJ) nos dias 29, 30 e 32 de janeiro para avançar no diálogo com a prefeitura sobre a implantação de lavanderias públicas e comunitárias no município. A iniciativa deve beneficiar inicialmente duas comunidades em situação de vulnerabilidade social: Serrinha, no bairro Independência, e Alto da Derrubada, na região da Fazenda Inglesa.

As lavanderias públicas e comunitárias integram o Plano Nacional de Cuidados do Governo Federal e combinam serviços gratuitos de lavagem e secagem de roupas com ações formativas, culturais e de convivência comunitária. Para a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, os equipamentos vão além da oferta de um serviço essencial.

“Além de oferecer o espaço para que essas mulheres possam lavar a roupa, elas recebem capacitação e formação em vários setores. É um esforço de convivência, de formação e de cuidado”, destacou Rosane Silva.

O prefeito Hingo Hammes ressaltou que o município tem avançado no projeto a partir da escuta das comunidades e do diálogo com os moradores, classificando a iniciativa como estratégica para o fortalecimento da política de cuidados no território. A secretária municipal da Mulher, Rosângela Stumpf, reforçou o interesse em consolidar a parceria e ampliar o acesso das comunidades vulneráveis a políticas públicas estruturantes.

A agenda em Petrópolis contou ainda com a participação da secretária executiva da Mulher do município de Caruaru (PE), Hannah Miranda Morais. O município foi o primeiro do país a receber uma lavanderia pública e comunitária . Ao compartilhar a experiência local, ela relatou que o equipamento atende cerca de 200 pessoas por dia e contribui para a criação de redes de apoio entre as usuárias, destacando a relevância da política pública de cuidado.

Investimentos

Ao todo, R$ 13 milhões serão investidos na implementação de 17 lavanderias públicas e comunitárias em todo o País, em uma parceria entre o Ministério das Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Redução das desigualdades no cuidado

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022 mostram que as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais a afazeres domésticos e cuidados de pessoas, quase o dobro da média dos homens, que é de 11,7 horas. Entre mulheres negras e de baixa renda, as jornadas são ainda mais longas, o que reforça a importância de políticas públicas voltadas à redistribuição do cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *