Governo do Estado deflagra segunda etapa da Operação Impacto em Duque de Caxias
Ação integra o plano de combate ao crime organizado e reforça a segurança contra roubos de rua e de veículos
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Polícia Militar, iniciou na manhã desta segunda-feira (02/02) a segunda etapa da Operação Impacto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação faz parte do plano estadual de combate ao crime organizado e mobiliza 250 policiais militares, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos roubos de rua e de veículos.
– A Operação Impacto tem apresentado resultados consistentes na segurança pública do nosso estado, sobretudo na região metropolitana. Vamos seguir avançando com ações firmes e integradas no enfrentamento ao crime organizado, sempre com o compromisso de garantir mais segurança e tranquilidade à população – afirmou o governador Cláudio Castro.
Nesta nova etapa, a base principal da operação foi instalada na Praça da Apoteose, no bairro Vila São Luís, onde está posicionado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da corporação. As imagens captadas pelo sistema de monitoramento do carro-comando são compartilhadas em tempo real com o Centro de Monitoramento do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF) e com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Capital. O sistema conta com tecnologia de reconhecimento facial.
O efetivo atua com o apoio de 47 viaturas e 42 motocicletas, além de tropas especializadas, como as Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e o Batalhão Tático de Motociclistas (BTM). A estratégia de policiamento prevê roteiros planejados, intensificação de abordagens e revistas em pontos estratégicos.
O esquema de segurança abrange o Centro de Duque de Caxias e se estende por distritos como Campos Elíseos, Imbariê e Xerém. Também há reforço do policiamento nas áreas de divisa com bairros da capital e municípios vizinhos, como Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo.
Desde a deflagração da primeira fase da Operação Impacto nos municípios da Baixada Fluminense, no início do ano passado, os crimes de rua apresentaram queda média de 40% na região.

