Governo do Estado reforça segurança nos megablocos e apreende 49 objetos cortantes no Centro do Rio
Planejamento especial da Polícia Militar amplia proteção aos foliões no Carnaval 2026
O Governo do Estado do Rio de Janeiro montou um planejamento especial de segurança para a temporada de megablocos do Carnaval 2026. Neste sábado (24/01), primeiro dia da operação, durante o desfile do bloco Chá da Alice, no Centro, a Polícia Militar apreendeu 49 objetos perfurocortantes, como facas, tesouras, estiletes e canivetes durante as revistas.
Para trazer mais tranquilidade de milhares de foliões, o Estado mobilizou 1.410 policiais militares, que atuam em toda a área do Circuito Preta Gil, com ações de patrulhamento, controle de acessos e monitoramento em tempo real.
— O Carnaval é uma festa de alegria e de paz. Por isso, o Governo do Estado investe em planejamento, tecnologia e presença policial para proteger a vida dos foliões. Nossas forças de segurança estão nas ruas para que todos possam aproveitar com tranquilidade — afirmou o governador Cláudio Castro.
Ao longo de todo o Circuito Preta Gil — da Praça da Candelária, passando pela Rua Primeiro de Março e pela Avenida Antônio Carlos, até a região do Aterro do Flamengo — o Governo do Estado instalou torres de observação e empregou helicóptero e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As aeronaves contam com câmeras e software de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta em tempo real.
A coordenação das ações está centralizada em um carro-comando posicionado nas proximidades do prédio histórico da Alerj, na Avenida Antônio Carlos. No local, equipes acompanham ao vivo as imagens captadas pelas câmeras fixas e móveis distribuídas pelo circuito e pelas aeronaves.
O planejamento inclui ainda o emprego do Regimento de Polícia Montada (RPMont), com patrulhamento em áreas estratégicas como Central do Brasil e Cinelândia, além do apoio do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e de uma Unidade de Controle de Distúrbios (UCD) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), garantindo presença ostensiva e resposta rápida durante toda a programação dos megablocos.
Neste domingo, o megabloco da cantora Lexa, nas proximidades do Aterro do Flamengo, o acesso ao local ocorrerá exclusivamente por 23 pontos de revista. Serão utilizados detectores de metais e abordagens preventivas para recolhimento de facas, tesouras, garrafas de vidro e outros objetos que possam representar risco aos foliões.

