Mais de 1,4 mil policiais militares são mobilizados para os desfiles de blocos neste fim de semana
Ao longo do Circuito Preta Gil, no Centro da capital, haverá 23 pontos de revista com detectores de metais
A temporada de megablocos do período carnavalesco de 2026 na capital, iniciada neste fim de semana (24 e 25/02), contará com um planejamento especial de segurança elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Polícia Militar. Para garantir a segurança de milhares de foliões, foram mobilizados 1.410 PMs, que atuarão em toda área do Circuito Preta Gil, no Centro do Rio.
– O Rio de Janeiro está preparado para receber com segurança milhões de foliões. Nosso foco é proteger a vida das pessoas, com planejamento e integração das forças policiais. Temos investido em tecnologia e em estrutura para que o Carnaval seja uma festa de alegria e paz – disse o governador Cláudio Castro.
Da Praça da Candelária, local da concentração dos megablocos “Chá da Alice”, na manhã de sábado, e “Megabloco da Lexa”, na manhã de domingo, até as proximidades do Aterro do Flamengo, o público só poderá ter acesso a área de desfile por 23 pontos de revista. Em cada ponto de revista, os policiais atuarão com detectores de metais, recolhendo facas, tesouras, vidros ou qualquer objeto que possa ser transformado em arma.
– A capacitação da tropa e o emprego de recursos materiais adequados têm garantido o êxito na segurança de todos os megaeventos. As ações da nossa corporação seguem três eixos fundamentais: planejamento, inteligência e tecnologia – afirmou do secretário da Polícia Milirae, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Ao longo de todo o Circuito Preta Gil, que começa na Praça da Candelária, passando pela Rua 1º Março e pela Avenida Antônio Carlos, e terminando pouco antes do Aterro do Flamengo, haverá torres de observação e monitoramento feito por um helicóptero e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As câmeras das aeronaves estarão equipadas com software de reconhecimento facial.
Durante os desfiles, que começam às 7h e terminam às 12h, duas equipes do Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM) estarão atuando entre os foliões para prevenir tumultos. Identificados pelo capacete branco, os policiais militares do GPM são lotados no Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidão) e têm a expertise nesse modelo de policiamento.
A coordenação do policiamento ficará centralizada num carro-comando estacionado nas proximidades do prédio histórico da Alerj, na Avenida Antônio Carlos. Equipes da área de tecnologia estarão no carro-comando, acompanhando em tempo real imagens geradas pelas câmeras.
O planejamento contempla ainda o emprego de policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont), que farão o patrulhamento na Central do Brasil e na Cinelândia, de patrulheiros do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e de uma Unidade de Controle de Distúrbios (UCD) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).
Outros eventos
Além dos dois primeiros megablocos, há outros 12 desfiles de blocos carnavalescos de rua na capital. Também terá início a partir desta sexta-feira (23/01) a Fanfest no Posto 3 da Praia de Copacabana. O evento será realizado em todos os finais de semana até o Carnaval, com shows musicais de sambistas e telões para transmitir os desfiles das escolas de samba.
Ainda neste fim de semana, começam os desfiles técnicos das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial na passarela da Marquês de Sapucaí, na Cidade Nova.
Para garantir a segurança desses outros eventos, o comando da Corporação mobilizou efetivo de reforço para apoiar os batalhões de área, o 19º BPM (Copacabana), na Fanfest, e o 4º BPM (São Cristóvão), nos desfiles técnicos.

