21 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseItaguaíMunicípiosNotícias

Itaguaí: Secretaria dos Portos convida para audiência pública sobre Porto do Meio

Evento será na Igreja Dunamis (antigo Cochicho Festas) e vai discutir impactos ambientais do mais novo empreendimento do Porto de Itaguaí

A Secretaria dos Portos de Itaguaí vai participar de uma importante audiência pública na quinta-feira (22), às 19h, sobre o Porto do Meio. Por isso, convoca todos os interessados para acompanhar o evento, quer seja presencialmente ou por uma transmissão que vai acontecer pelo YouTube. A reunião é uma obrigatoriedade legal para a obtenção da licença ambiental do empreendimento.

Todas as informações sobre o evento, com formulário para participação e acesso ao link de transmissão, além de detalhes sobre linhas gratuitas de ônibus com saídas de Mangaratiba, Itaguaí e Rio de Janeiro para transportar os interessados estão no site https://audienciaportodomeio.com.br/ . Confira o serviço ao final desta matéria.

SOBRE O PORTO DO MEIO

O Porto do Meio é uma área de 250 mil metros quadrados arrematada em leilão em dezembro de 2024 pela Cedro Participações. A empresa vai usar o espaço para escoar sua produção de minério de ferro de alta qualidade. As obras do novo terminal estão previstas para 2027 e o início de operação para 2029. O acesso ferroviário será garantido por uma derivação da Malha Regional Sudeste, operada pela MRS Logística, com ligação direta à operação ferroviária própria do Porto do Meio.

De acordo com informações da Cedro, a capacidade de movimentação do terminal pode chegar a até 15 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e a operação tem potencial para gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos e movimentar ainda mais as atuais cadeias de serviços, comércio e fornecedores ligados à operação portuária.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

A audiência pública é uma formalidade obrigatória que garante participação popular no processo de implementação do empreendimento. É a chance que as pessoas têm de fazer perguntas e se manifestar de forma livre a respeito dos impactos que a operação do novo terminal vai provocar na vida da cidade.

Durante a audiência pública, a Cedro vai apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Como é uma reunião aberta ao público, qualquer cidadão pode participar. A mesa do evento é composta por representantes da Comissão de Controle Ambiental (Ceca), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério Público e demais autoridades.

O secretário de Portos de Itaguaí – Ronaldo Fucci e o subsecretário da mesma pasta – Felipe Pinheiro, vão compor a mesa como representantes do poder público municipal.

Depois do encerramento da audiência pública, a população ainda pode enviar perguntas, protocolar documentos, sugestões e críticas em um prazo de 10 dias. Essas manifestações fazem parte das considerações finais para a emissão da Licença Ambiental do Porto do Meio.

SERVIÇO

AUDIÊNCIA PÚBLICA PORTO DO MEIO

LOCAL: Dunamis Igreja – Antigo Cochicho Festas (Rua Coronel Macedo Soares, 19 – Progresso, Itaguaí)

HORÁRIO: 19h

Para participar da audiência pública (presencial ou via internet), é necessário antes cadastrar-se no seguinte site:

https://audienciaportodomeio.com.br/

Há serviço de linhas de ônibus gratuitas para quem quiser ir ao evento.

LINHA 01 | 16:00 | MANGARATIBA / ITAGUAÍ

Saída: Conceição de Jacarei (ponto da Rio Santos em frente ao DPO)

Paradas:

1 – Centro de Mangaratiba (ponto próximo às barcas);

2 – Assopesca (Sahy)

3 – Muriqui, Praça João Bondim;

4 – Itacuruçá, Praça Igreja Católica Sant’Anna;

5 – Coroa Grande (Itaguaí), na Praça do Golfinho.

LINHA 02 | 17:30 | ITAGUAÍ

Saída da Ilha da Madeira

Parada: Aplim, na Estrada Joaquim Fernandes, 349.

LINHA 03 | 16:30 | RIO DE JANEIRO

Saída da Pedra de Guaratiba (Z14)

Parada: Sepetiba (Z15).

LINHAS | TÁXI BOAT

Saindo das ilhas rumo a Itacuruçá:

01 | saída às 16:30 | Ilha da Marambaia

02 | saída às 16:30 | Ilha da Jaguanum

03 | saída às 17:30 | Ilha da Gamboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *