20 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasNova Iguaçu

Nova Iguaçu permanece em estágio de observação após forte temporal

Nova Iguaçu permanece em estágio de observação após as fortes chuvas registradas entre a noite de segunda-feira (19) e a manhã desta terça-feira (20). De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Defesa Civil, o temporal provocou quatro ocorrências no município: um alagamento no bairro Prados Verdes; a queda de um telhado no Jardim da Viga; um deslizamento de barreira em Jardim Iguaçu; e a queda de um muro em Adrianópolis.

 

Os bairros mais afetados pelas chuvas, com pontos e trechos de alagamento, foram Palhada, Posse, Prados Verdes, Tinguá, Ouro Preto, Jardim Canaã, Marapicu, Jaceruba, KM 32, Jardim Carioca, Parque Estoril, Marco 2 e Campo Alegre. Não há registro de mortos, feridos ou desabrigados. Uma família ficou desalojada na noite de segunda-feira (19) e foi acolhida no Ponto de Apoio do CIEP 187 – Benedito Laranjeiras, em Prados Verdes. As cinco pessoas já retornaram para casa.

 

Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram, nas últimas 12 horas, 117,6 mm de chuva no bairro Jardim Guandu, o maior acumulado do período. Desse total, 65,26 mm caíram em apenas uma hora. O volume representa cerca de 49% da média climatológica prevista para todo o mês de janeiro na região.

 

No mesmo intervalo, também foram registrados 90,6 mm no bairro Mestre Hiram, no Centro, 90 mm em Jaceruba e 81,3 mm no Moquetá, segundo dados da estação meteorológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

Para esta terça-feira (20), a previsão indica possibilidade de chuva fraca a moderada, de forma isolada, nos períodos da tarde e da noite.

 

Prefeitura monitora situação

 

A Prefeitura de Nova Iguaçu montou um Gabinete de Gerenciamento de Crise, que funcionará até o final de abril, caso seja necessário, com monitoramento das condições climáticas em tempo integral. Para esse momento, um posto de coordenação foi instalado na sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil, além de um posto avançado na Escola Municipal Barão de Tinguá e um ponto de apoio no CIEP 187 Benedito Laranjeiras.

 

Os alertas meteorológicos são enviados à população por SMS, pelo número 40119, e podendo também pelo sistema Cell Broadcast, que emite mensagens diretamente para os celulares de moradores que estiverem em áreas de risco severo ou extremo.

 

Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que a população entre em contato pelos telefones 199, (21) 2667-5751 ou (21) 98160-9740.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *