Itaboraí: Projeto Transformar retoma aulas e reforça promoção da saúde e do bem-estar
Iniciativa da Prefeitura, por meio da SEMEL, oferece atividades físicas gratuitas e acessíveis para todas as idades em diversos bairros do município
As aulas do Projeto Transformar, da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), retornaram nesta segunda-feira (12/01) após o recesso de fim de ano. A iniciativa, que já é referência no município, promove saúde, bem-estar e integração comunitária por meio da prática regular de atividades físicas gratuitas.
O projeto conta com modalidades diversificadas, incluindo aquecimento, ginástica localizada, funcional e dança, garantindo dinamismo e inclusão para pessoas de todas as idades. As atividades acontecem nos núcleos espalhados pelos bairros da cidade.
De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Valessa Menezes, o retorno das aulas reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população.
“O Projeto Transformar vai muito além da atividade física. Ele é um espaço de acolhimento, de cuidado e de conscientização. Nosso objetivo é promover saúde de forma integral, mostrando que o esporte é uma ferramenta poderosa de bem-estar, socialização e prevenção de doenças”, destacou a secretária.
Atualmente, o Projeto Transformar atende mais de 2 mil alunos e está presente em diversos bairros, como Venda das Pedras, Vale do Sol, Três Pontes, Pachecos, Vila Brasil, Reta Nova, Muriqui, Engenho Velho, Manilha, Joaquim de Oliveira, Porto das Caixas, Picos, Itambi, Centro, Areal e São José.
Moradora de Vila Brasil e aluna do projeto há 2 anos, Janaína Benigno da Silva, de 46 anos, relata os impactos positivos do projeto em sua saúde e no convívio com a comunidade.
“Pra mim foi muito importante, porque eu tenho asma e melhorei bastante da respiração. Antes eu me cansava muito, hoje me canso bem menos. Posso dizer que minha qualidade de vida foi de 30% para 100%”. Além de melhorar o físico, ajuda muito na socialização. A gente conhece pessoas, faz amizade, cria vínculo. Ter esse espaço aqui no bairro é muito importante pra comunidade”, disse a cabeleireira.
A SEMEL reforça que as inscrições para as modalidades seguem abertas nos núcleos de cada bairro, e os interessados devem procurar a coordenação do polo mais próximo de sua residência. As aulas ampliam o acesso da população à prática esportiva orientada e contribuindo para mais saúde, integração e qualidade de vida em Itaboraí.

