Curso Suporte de Vida é sucesso em Nilópolis
Cerca de 80 alunos participaram da aula ministrada pelo enfermeiro aeroespacial Antônio Barreto no auditório da Câmara de Vereadores da cidade
Um público diverso, formado por estudantes de medicina, socorristas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos, participou do curso Suporte Básico de Vida, ministrado pelo professor Antônio Barreto, na sexta-feira, 9 de janeiro, no plenário da Câmara de Vereadores de Nilópolis. Uma iniciativa bem-sucedida da Secretaria Municipal de Trabalho (Setrab), porque na manhã do dia anterior já não havia mais vagas.
“Já estamos pensando em promover um terceiro curso sobre o mesmo tema. O primeiro foi na sede da secretaria e lá a sala para cursos e oficinas é pequena, só comporta 20 pessoas. Aqui é bem melhor. Tivemos muitos interessados que ficaram na lista de espera”, contou o secretário da pasta, Eduardo Amorim, que é amigo de Antônio Barreto.
Barreto é professor do curso de pós-graduação em urgência e emergência, enfermeiro aeroespacial baseado no aeroporto de Jacarepaguá que atende toda a costa do Brasil. “Socorremos desde funcionários de plataformas até pescadores”, afirmou ele, que é o coordenador do processo APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e roda os 92 municípios do estado do Rio lecionando gratuitamente.
Estudante 9º período do curso de fisioterapia, Matheus Antônio é estagiário no Clube de Futebol Bonsucesso, e precisa estar preparado para qualquer emergência. “Ele trouxe novidades para a gente e também compartilhou parte da grande experiência que possui em 30 anos de trabalho. O curso é muito interessante”, afirmou.
Larissa Neri Davi, de 22 anos, cursa o 2º período do curso de medicina na Unigranrio, e ficou maravilhada com a aula de Antônio Barreto. “Até agora, na faculdade, vi muito protocolo, muita teoria, e aqui é a prática na vida real. Ele deu muitas informações que eu desconhecia sobre o uso do desfibrilador, o DEA, por exemplo. Mostrou detalhes da anatomia do coração, também”, explicou a moradora de Anchieta, que conquistou uma bolsa.
O socorrista Elcimar Gomes, morador do Cabuís, disse que era a décima vez que participava de um curso do professor Barreto. ” Sou condutor e socorrista. O professor sempre traz novidades pra nós”, afirmou o morador do bairro Cabuís.

