14º CRAS de Belford Roxo faz a diferença na Baixada
Novo espaço que oferece dezenas de cursos profissionalizantes gratuitos
O 14º Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado em dezembro do ano passado pela Prefeitura de Belford Roxo, na periferia do município, no Bairro Jardim Redentor, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem sendo disputado pelos moradores daquela região. E não é por menos: o novo espaço inovou. Entre tudo que há de direito em um CRAS, um auditório com ar- condicionado e um telão interativo de 90 polegadas, semelhante aos dos telejornais, é pioneiro na Baixada Fluminense e vem fazendo a diferença nas palestras. Além disso, o Centro de Referência oferece uma série de cursos profissionalizantes, gratuitos, com certificado e formatura, que proporcionam margem ao empreendedorismo.
Salas individuais e personalizadas
Coordenado pela Assistente Social, Pedagoga e Psicopedagoga, Valéria Menezes, o novo CRAS fica localizado na Avenida Automóvel Clube, 91. Sua estrutura é confortável, com programação visual informativa em todos os cômodos e salas individuais, personalizadas para os cursos profissionalizantes de: Informática Podologia, Manicure e Pedicure, Massagem, Maquiagem, Micropigmentação, Designer de Sobrancelha, Libras, Cuidador de Idosos, Depilação e Limpeza de Pele, Culinária e Confeitaria, Cabeleireiro e Barbeiro e Trancista.
Política de direito
O secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, acompanhado da subsecretária Letícia Guimarães e de membros da equipe técnica da Semasc, esteve no novo CRAS, na última semana. Ele usou o moderno auditório para receber e conhecer os 251 alunos, inscritos nas dezenas de cursos profissionalizantes oferecidos à comunidade.
“Há um conceito errado quando definem assistência social com a prática de dar. A Assistência Social não dá nada. Ela assegura os direitos ao cidadão, ofertando serviços de maneira contínua e ininterrupta. É isso que o governo do prefeito Márcio Canella vem fazendo. Aliás, nunca se avançou tanto em Assistência Social neste município como nos últimos dez meses. O prefeito Canella está preocupado em qualificar a população para o mercado de trabalho. Há muitas vagas, mas poucas pessoas qualificadas. Aproveitem os cursos para crescer.”, disse.
Oportunidade com cursos
As aulas começaram na última segunda-feira (12/01) e serão aplicadas em dois turnos: manhã e tarde. Os cursos terão duração de três meses. Para fazer a matrícula é necessário ter idade a partir de 16 anos e estar inscrito no Cadastro Único. No encerramento, terá solenidade de formatura e entrega de certificado. E foi pensando no futuro dos filhos Ravi de nove meses e Gael de quatro anos, que Rafaela Elias Correa de Souza, 23, fez a inscrição para Designe de Sobrancelha. “Quero ter uma profissão para poder trabalhar, ajudar meu marido no orçamento familiar e no futuro dos meus filhos. Pretendo fazer o curso de trancista também”, garantiu.
Designer de sobrancelha
José Osmar, 42, se inscreveu no curso de Designer de Sobrancelha “Minha esposa trabalha no salão da minha cunhada. Qualificado eu vou poder trabalhar também e ampliar a renda do salão. Vou fazer ainda o curso de cabeleireiro para aprender a cortar cabelo de homens e mulheres”, afirma. Maria da Penha da Silva Garcez, 60, também pretende ingressar, qualificada, no mercado da beleza. “Vou fazer o curso de trancista. Não posso perder esta oportunidade”, afirmou.
Dignidade da população
Estudante de Teologia, Patrícia Garcia, 23, disse que se sente surpreendida com tanta obra e crescimento no bairro onde mora. “É muito gratificante ver que o prefeito se importa com a dignidade da população”, destacou a jovem que pretende ingressar na área da estética. Moradora do Bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro, Guaracyara Portugal, 66, foi visitar a irmã gêmea, Guaracyra, e aproveitou para acompanhá-la até o CRAS. “Belford Roxo está evoluindo muito rápido, em todas as áreas. Somos aposentadas na área da saúde e percebi que é uma área que também cresceu no município, com bons atendimentos e muita facilidade para fazer exames. Esse CRAS, então, é um luxo só”, elogiou. Sua irmã vai fazer o curso de massagem.
Diversos serviços
Além dos cursos profissionalizantes, o CRAS do Jardim Redentor oferece os serviços de Proteção Social Básica, como Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inscrição atualizada no Cadastro Único, orientação sobre benefícios (Bolsa Família, BPC, Tarifa Social de Energia), auxílio para obtenção de documentos e apoio em situações de vulnerabilidade, fortalecendo vínculos familiares e comunitário; inscrição no Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), palestras e uma série de atividades sociais e de fortalecimento de vínculos.

