11 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasQueimados

Educação de Queimados inicia período de pré-matrícula para novos alunos 

Estudantes com deficiência e pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família terão prazo exclusivo para inscrição
 
A Secretaria Municipal de Educação de Queimados inicia, na próxima segunda-feira (12/01), o período de pré-matrícula para novos alunos que desejam ingressar na rede municipal de ensino em 2026. As vagas são destinadas às modalidades de Creche, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todo o processo será realizado de forma on-line, por meio do site oficial da Prefeitura de Queimados: www.queimados.rj.gov.br.
 
Neste ano, estudantes com deficiência e aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família terão prioridade no processo de pré-matrícula.
 
O período de inscrição para novos alunos e também para transferência externa ocorrerá simultaneamente, obedecendo ao seguinte cronograma: de 12 a 15 de janeiro: pré-matrícula prioritária para estudantes com deficiência; de 15 a 18 de janeiro: pré-matrícula para estudantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família; a partir de 19 de janeiro: abertura do processo para ampla concorrência.
“A priorização no processo de pré-matrícula é uma medida que garante mais organização, transparência e inclusão, assegurando o direito à educação para os públicos que demandam maior atenção do poder público. E esperamos todos os estudantes no dia 2 de fevereiro, quando iniciamos nosso ano letivo”, afirma o secretário municipal de Educação, André Monsores.
 
Para quem deseja retomar os estudos, a rede municipal também oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O período de pré-matrícula para o primeiro semestre será de 9 de janeiro a 30 de abril, enquanto as inscrições para o segundo semestre acontecem entre 20 de julho e 30 de setembro.
 
Após concluir o processo de pré-matrícula pelo site, o estudante terá a sua vaga reservada pelo prazo definido no comprovante de pré-matrícula. Será necessário o comparecimento do candidato ou seu responsável legal com original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar ou declaração de transferência; RG, CPF do estudante e dos responsáveis legais, caso menor de 18 anos; comprovante de residência atualizado; carteira de vacinação (até 18 anos); documento de tipo sanguíneo; cartão do SUS; cópia do laudo médico (caso seja pessoa com deficiência) e folha resumo do Cadastro Único (caso seja membro de família beneficiária).
O processo de transferência interna ocorre entre os dias 9 de janeiro a 22 de maio e de 1 de junho a 30 de setembro apenas para creches e escolas municipais. Para as instituições conveniadas, apenas entre 9 e 16 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *