Cláudio Castro monitora Comitê de Chuvas e pede que população fique alerta aos avisos da Defesa Civil
O governador Cláudio Castro está acompanhando a situação das chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro, com registros em municípios como Petrópolis, Guapimirim, Magé, Paraty, Angra dos Reis e Nova Friburgo. Desde o início do dia, o governador mantém contato direto com os prefeitos e determinou atuação permanente do Comitê de Chuvas, que monitora a situação em tempo integral.
Cláudio Castro determinou que os órgãos estaduais permanecessem em prontidão, com integração entre a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Cemaden, garantindo o acompanhamento contínuo das condições meteorológicas e do nível dos rios.
– Estou acompanhando de perto as fortes chuvas e mantendo contato permanente com os prefeitos. Nosso Comitê de Chuvas está atento, com todas as equipes mobilizadas, monitorando os dados meteorológicos e os níveis dos rios para agir imediatamente, se necessário. Peço que a população redobre os cuidados, acompanhe os alertas das Defesas Civis municipal e estadual e fique atenta ao acionamento das sirenes. Seguimos trabalhando para proteger a população- afirmou o governador.
O Governo do Estado do Rio tem feito investimentos nos últimos anos em prevenção, contenção de encostas, drenagem, monitoramento e modernização de equipamentos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil têm sido decisivos para evitar ocorrências graves. Com o Programa Limpa Rio, foram cerca de 2,6 mil frentes de trabalho nos 92 municípios e R$ 875 milhões aplicados desde 2021.
– Desde o ano passado, não registramos nenhuma ocorrência grave. Isso mostra que as ações preventivas que implementamos estão dando resultado. O fato de não termos sido acionados até agora é um bom sinal de que o planejamento e os investimentos feitos pelo Estado estão funcionando- ressaltou Cláudio Castro.
O Governo do Estado segue monitorando a situação, mantendo todos os órgãos de prontidão para agir rapidamente diante de qualquer mudança no cenário. Em caso de emergência acione a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

