31 de dezembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Ações do Governo do Estado impulsionam Réveillon aquecido e alta ocupação hoteleira no RJ

As regiões de Copacabana e Leme lideram a procura, com 91,83% de ocupação, seguidas por Ipanema/Leblon (89,06%), Barra/Recreio/São Conrado (86,14%), Flamengo/Botafogo (84,55%) e Centro (82,45%)

 

Com um forte esquema de segurança montado pelo Governo do Estado e a promoção de atrações voltadas para turistas, como o estande #TônoRio, na praia de Copacabana, o Rio de Janeiro já registra um Réveillon aquecido, com reflexos positivos na economia. Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29/12) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) aponta que a taxa média de ocupação hoteleira na capital entre 31 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026 alcançou 87,01%, evidenciando a alta demanda para a festa da virada.

As regiões de Copacabana e Leme lideram a procura, com 91,83% de ocupação, seguidas por Ipanema/Leblon (89,06%), Barra/Recreio/São Conrado (86,14%), Flamengo/Botafogo (84,55%) e Centro (82,45%).

 

– O Rio está preparado para receber turistas do Brasil e do mundo. Investimos em segurança, infraestrutura e eventos para garantir uma virada de ano segura, organizada e com impacto direto na geração de emprego e renda em todo o estado – declarou o governador Cláudio Castro.

 

Sandra Lourenço, moradora do estado de São Paulo que está no Rio de Janeiro para passar o réveillon, aguarda ansiosa pelos shows na praia de Copacabana.

 

– A sensação de segurança aqui em Copacabana está maravilhosa. Quem tiver a oportunidade de vir pra cá, como nós tivemos, deve vir. A receptividade do pessoal do Rio de Janeiro é diferente, a gente se sente abraçado. Não vejo a hora de assistir ao show da virada – disse Sandra.

Entre os destinos mais procurados, Arraial do Cabo se destaca com 98,60%. Em seguida aparecem Miguel Pereira (95,10%), Angra dos Reis (94,60%), Armação dos Búzios (91,90%) e Rio das Ostras (91,80%).

 

Outros municípios também apresentam índices elevados, como Itatiaia/Penedo (90,40%), Vassouras (87,50%), Valença/Conservatória (87,10%), Cabo Frio (87%), Paraty (86,60%) e Nova Friburgo (86,20%). Petrópolis registra 79,70% de ocupação, enquanto Teresópolis mantém índice próximo a 80%, confirmando a boa movimentação turística na Região Serrana.

Esquema de segurança

 

Mais de 28.700 agentes estarão mobilizados durante a virada do ano, em uma ação coordenada do Governo do Estado, que envolve a atuação conjunta das forças de segurança, com monitoramento 24 horas, uso de tecnologia e cobertura de atendimento por todo o território fluminense. O planejamento contempla desde patrulhamento e bloqueios até ações preventivas, atendimento especializado e resposta rápida a ocorrências.

 

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai empregar mais de 23 mil policiais em todo o estado durante o Réveillon 2026, com o apoio de 3.224 viaturas. Deste total, 300 veículos estarão equipados com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, tecnologia que será utilizada pela primeira vez em um grande evento, ampliando a capacidade de identificação de foragidos e veículos irregulares. O policiamento nas ruas e a atuação integrada ao CICC vão garantir monitoramento em tempo real e pronta resposta a ocorrências em todas as regiões.

 

Projeto Verão #tônoRio

 

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro segue promovendo o projeto Verão #tônoRio, que funciona no Posto 4 da Praia de Copacabana, um dos principais pontos de concentração de turistas durante a temporada. O espaço atua como um centro de informações turísticas, oferecendo atendimento bilíngue e orientações sobre atrativos, roteiros e experiências em todas as regiões do estado.

 

– Esses números mostram que o turismo no estado do Rio vai muito além da capital. O interior está cada vez mais preparado, estruturado e desejado pelos visitantes, com destinos consolidados e novos polos ganhando protagonismo. Esse é um resultado direto do trabalho de promoção regional e integração das nossas regiões turísticas – destaca o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

 

A iniciativa tem papel estratégico ao apresentar o interior fluminense aos visitantes que chegam para o Réveillon, estimulando a descentralização do fluxo turístico e ampliando a permanência dos turistas no estado. Por meio do #tônoRio, a Setur-RJ reforça a divulgação das 12 regiões turísticas, fortalecendo o desempenho do turismo.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *