30 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Rio de Janeiro gera 20 mil postos formais de trabalho em novembro e se mantém como o segundo maior gerador de empregos do país

Estado acumula mais de 124 mil novos empregos com carteira assinada nos primeiros onze meses do ano
 
 

O Rio de Janeiro criou, em novembro, cerca de 20 mil postos formais de trabalho, posicionando o estado como o segundo maior gerador de empregos do Brasil. Esse resultado representa um crescimento relativo de 0,50% em relação ao mês anterior, superando o índice nacional, que foi de 0,18%. No acumulado de janeiro a novembro, são 124.271 novas vagas criadas. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta terça-feira (30/12).

-O Rio de Janeiro voltou a ser protagonista na geração de empregos no país. Com políticas públicas que estimulam o crescimento econômico, estamos fortalecendo o setor produtivo e gerando oportunidades reais para a população fluminense – declarou o governador Cláudio Castro.

Quatro dos cinco grupamentos de atividades econômicas analisados apresentaram saldos positivos. O setor de Comércio liderou a geração de empregos, ao criar 9.942 postos, seguido pelo Serviços (8.692), Indústria (1.368) e Construção (233). Entre os municípios que mais geraram empregos celetistas em novembro estão o Rio de Janeiro (8.866), Niterói (1.152), São Gonçalo (1.098), Duque de Caxias (1.020) e Macaé (810).

-O Rio de Janeiro mostrou sua força econômica com a criação de novos empregos. Alcançamos o segundo lugar nacional. Outro dado interessante é a força das mulheres no preenchimento dessas novas vagas. São ótimos números, que refletem não só o nosso trabalho aqui na Secretaria de Trabalho e Renda, como todas as orientações determinadas pelo nosso governador Cláudio Castro – ressalta o secretário de Trabalho e Renda do estado, Luiz Martins.

De acordo com os dados do Novo Caged, as mulheres ocuparam 60,2% dos empregos gerados, enquanto os homens ficaram com 39,8%. Por idade, o maior saldo de vagas foi preenchido por jovens entre 18 e 24 anos (10.828). Por grau de instrução, a maioria dos postos foi ocupada por pessoas que possuem o Ensino Médio completo (16.594).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *