30 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado estreia viaturas com câmeras acopladas para reforçar a segurança do Réveillon

Equipados com leitura automática de placas e reconhecimento facial, os veículos vão ampliar a segurança em Copacabana, Barra da Tijuca e Niterói. Após a noite do dia 31, reforço será contínuo


O Governo do Estado estreia, durante o Réveillon, uma tecnologia inédita embarcada nas viaturas da Polícia Militar para reforçar a segurança de fluminenses e turistas. Ao todo, 300 veículos estarão equipados com kits de câmeras capazes de realizar, de forma simultânea, reconhecimento facial e leitura automática de placas.

As viaturas atuarão em Copacabana, Barra da Tijuca e Niterói, circulando por toda a orla. O objetivo da nova tecnologia é identificar veículos furtados e roubados, localizar criminosos com mandado de prisão em aberto e dar mais agilidade às abordagens policiais.

– Estamos utilizando o que há de mais moderno em tecnologia para proteger a população e quem escolheu o Rio de Janeiro para celebrar a virada do ano. Esse investimento permite uma atuação mais rápida, inteligente e integrada das forças de segurança, aumentando a prevenção e a capacidade de resposta da Polícia Militar – destacou o governador Cláudio Castro.

29/12/2025 – Réveillon 2026 – Polícia Militar – Câmeras embarcadas e segurança Copacabana – Fotos: Rafael Campos

A Praia de Copacabana será dividida em cinco setores, estratégia que visa ampliar a eficiência das ações de segurança. Em cada setor, a Polícia Militar contará com uma van para auxiliar no monitoramento. Policiais do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) também atuarão na orla, organizados em grupos de 20 agentes, garantindo a segurança da festividade.

– A tecnologia embarcada nas viaturas representa um avanço significativo na forma como a Polícia Militar atua no policiamento preventivo. Com o reconhecimento facial e a leitura automática de placas, conseguimos identificar suspeitos, veículos roubados e agir com mais rapidez e precisão, ampliando a segurança da população durante o Réveillon – disse o secretário de Polícia Militar, Marcelo de Menezes.

O esquema de segurança também contará com 17 pontos de revista em Copacabana, com detectores de metais evitando a entrada de armas, materiais perfurocortantes, ou qualquer outro objeto perigoso. Além disso, o policiamento será reforçado ainda com 78 torres de observação distribuídas pelo canteiro central, calçadão, espelho d’água e entorno dos três palcos, 70 pontos de baseamento de viaturas e uma aeronave do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Integração entre as tecnologias

As viaturas operam de forma integrada às câmeras já conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), permitindo que alertas sejam acompanhados simultaneamente pelas equipes em campo e pelas salas de monitoramento. As informações são exibidas em telas touch-screen instaladas nos veículos, além do acompanhamento em tempo real pelo centro de controle.

Durante as operações, os caminhões comando dos Centros Integrados Móveis também terão acesso a todo o ecossistema tecnológico disponível, incluindo imagens de câmeras corporais (bodycams), câmeras embarcadas em viaturas, câmeras urbanas, leitores de placas e imagens captadas por drones em tempo real. A integração dessas ferramentas amplia a capacidade de coordenação, análise e tomada de decisão nas áreas de atuação.

Atuação integrada das forças de segurança

Ao todo, 1.500 bombeiros militares estarão empenhados nas operações em todo o Estado. Serão empregadas 360 viaturas de salvamento, combate a incêndio, ambulâncias, motocicletas, pickups, escadas e plataformas mecânicas, além de viaturas de abastecimento. 250 embarcações também serão utilizadas, incluindo barcos de alumínio, lanchas, motos aquáticas e embarcações infláveis avançadas e de resgate. Três aeronaves estarão posicionadas em pontos estratégicos.

Copacabana

Em Copacabana, principal palco da comemoração na capital fluminense, a operação contará com 170 bombeiros militares. Serão seis grupos de intervenção rápida — quatro terrestres e dois marítimos — além de 20 postos de guarda-vidas ativados ao longo da orla, com 77 guarda-vidas atuando diretamente.

As equipes de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão posicionadas estrategicamente nas principais áreas de concentração de público. Médicos também irão tripular motos aquáticas, garantindo atendimento ainda mais ágil durante a virada do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *