Perto do fim de contrato com o Flamengo, Filipe Luís pode treinar clube europeu
Flamengo deve anunciar renovação antes do fim do ano
Filipe Luís já pode ser considerado um treinador de sucesso no futebol brasileiro. E, no futuro, o atual treinador rubro-negro deve desembarcar na Europa para treinar algum clube do velho continente.
A questão sobre poder ou não treinar uma equipe na Europa devido a não ter a Licença Pró da UEFA é facilmente contornada se Filipe Luís deixar o seu auxiliar, o espanhol Ivan Palanco, assinar a súmula nos jogos da equipe que os contratar.
Enquanto isso, Filipe Luís pode terminar o curso da UEFA e conseguir a tão sonhada licença da entidade máxima do futebol europeu.
Entretanto, a ideia de Filipe Luís é permanecer no Flamengo por pelo menos mais uma temporada.
Então, o que estaria travando o acerto entre o treinador e o clube?
O valor da multa rescisória.
Apesar de querer uma merecida valorização salarial, Filipe deseja uma multa relativamente baixa, para não afastar a possibilidade de ser contatado por uma equipe no verão europeu, que é quando os clubes refazem seu planejamento.
Já o Flamengo pensa em ter o treinador por duas temporadas e deseja um valor de multa mais alto, para garantir que o treinador chegará ao menos ao fim de 2026.
Jorge Mendes, empresário de Filipe, e José Boto, diretor-técnico do Flamengo, têm se reunido diariamente para tratar dos interesses entre as partes e, há 5 dias do fim do contrato do treinador, espera-se que o acerto e, por consequência, o anúncio da renovação possa acontecer nas próximas horas.

