Formatura da Padaria Escola e Baile da Melhor Idade marcam atividades da Semasc em Belford Roxo
A formatura de 51 alunos do Curso de Panificação da Padaria Escola da Prefeitura de Belford Roxo e a realização da quinta e última edição do ano de 2025, do Baile da Melhor Idade, marcaram as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Os dois eventos aconteceram, na quadra esportiva do Country Club, Centro da Cidade e terminaram em clima de Pré-Réveillon, animados por Neném By Nigth e bateria da Escola de Samba, Inocentes de Belford Roxo.
Propostas de trabalho
A cerimônia de formatura aconteceu primeiro. O curso é uma parceria entre a Semasc e a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Economia Solidária. O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, estava emocionado com os resultados alcançados pelo projeto. Os pães confeccionados pelos alunos, depois de prontos, são encaminhados e servidos no Café da manhã do Restaurante do Povo, no Café Amigo e no Hospital infantil. Mesmo antes da formatura, alguns alunos receberam propostas de trabalho e ingressaram no mercado da panificação. “O ato da formatura pode ser simples, mas tem um sentido e um significado imensurável para todos que acreditaram no próprio potencial e também para todos nós”, disse o secretário Diogo Bastos, ao lado dos secretários de Trabalho, Márcio Valério, e de Comunicação, Marcos Paulo Ribeiro.
Nova profissão
O artesão Ygor Helthon, 26, quando soube da oportunidade não hesitou em fazer o curso para garantir uma nova profissão. “Tenho fé que em breve estarei trabalhando como padeiro”, afirma ele que também faz bijuterias. Feliz, sorrindo sem parar, estava Waldiva da Conceição Dias, 62 anos. Ela escolheu um lindo vestido para a formatura. “Vou começar a empreender e investir no que aprendi”, garante.
Vagner Ferreira da Silva, 44, foi o primeiro aluno a ingressar no mercado de trabalho. Ele foi convidado pela empresa que venceu o processo de licitação, na prefeitura, para montar o Café Amigo, lanchonete, localizada no Centro do município, que distribui, de graça, café com leite e pão com manteiga aos trabalhadores que saem de casa em jejum. O projeto é administrado através da Semasc. “Parei a faculdade de Direito no sexto período, por falta de condições financeiras para pagar as mensalidades. Não posso ficar parado e me agarrei nessa profissão. Estou feliz, mas não vou desistir do meu sonho. Vou concluir a minha faculdade”, assegura.
Luiz Fernando Lima, 44, instrutor dos alunos, participou da cerimônia e do ato de entrega do certificado de conclusão. Os interessados em fazer o curso na Padaria Escola devem procurar a secretaria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para fazer a inscrição. Há 14 CRAS na Cidade.
Baile em clima de Réveillon
O baile é destinado aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Atenção à Pessoa Idosa (API). O evento acontece na quadra externa do clube, das 14h às 17h. A animação musical é do cantor Menen By Night. Cantando e tocando um teclado, ele anima os participantes, relembrando sucessos de todos os ritmos como, forró, samba, MPB, rock nacional e internacional. O ambiente é todo decorado, de acordo com o tema. Durante o período, refrigerantes, sucos, água, caldos, o tradicional cachorro-quente e bolo decorado.
Clima de confraternização
O clima de confraternização não deixou ninguém parado. O traje branco, dourado e brilho predominaram no look dos participantes. O casal Dionísio Pinto, o Didi, e Jane Martha de Oliveira, a Martinha, deu show na pista. Ambos de 70 anos dançaram todos os ritmos e arrancaram aplausos de quem assistia. “Nós amamos dançar”, afirmaram em coro. A euforia da turma aumentou quando a bateria da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo ingressou na quadra. Foi muito samba no pé.
O baile é realizado através da Semasc uma vez por mês, sempre na última sexta-feira. Em caráter especial, em decorrência dos festejos de final de ano, teve uma data especial (23/12): uma terça-feira. “O baile já faz parte do calendário oficial de eventos da prefeitura. Uma das primeiras coisas que o prefeito Márcio Canella me pediu foi para criar um projeto para um baile que atendesse a turma da melhor idade. Estamos na quinta edição. Um sucesso “, disse Diogo Bastos.
