22 de dezembro de 2025
CulturaNotíciasRegião SerranaTeresópolis

Renascido através da Arte: artista plástico atendido pelo CREAS inaugura exposição no Centro Administrativo Municipal de Teresópolis

Marcelo de Andrade Almeida redescobriu o amor pela arte através do trabalho psicossocial realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio do trabalho realizado pela Casa de Passagem, descobriram um artista: Marcelo de Andrade Almeida, de 55 anos, que inaugurou sua primeira exposição, intitulada “O Renascimento de um Artista”, no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas. As obras, feitas em tela, ficaram expostas durante uma semana, colorindo os corredores do prédio e encantando os funcionários e todos os visitantes.

Natural do Rio de Janeiro, Marcelo mudou-se ainda criança para Teresópolis, acompanhado da família, ocasião em que já demonstrava interesse pelas artes plásticas. De volta ao Rio de Janeiro, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde desenvolveu técnicas de desenho e pintura em tela. Há três anos, o artista está abrigado na Casa de Passagem de Teresópolis, administrada pelo CREAS, onde tem suas necessidades básicas atendidas e recebe acompanhamento da equipe socioassistencial da unidade, além de ser assistido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Danielle Carvalho, Coordenadora do CREAS, fala sobre o trabalho realizado com Marcelo: “A Casa de Passagem atua oferecendo abrigo temporário a pessoas em extrema vulnerabilidade, como aquelas em situação de rua, até que retornem às suas cidades de origem ou restabeleçam os laços familiares rompidos. No entanto, o caso do Marcelo é excepcional e, por isso, ele está conosco há três anos. Nesse período, após iniciar o acompanhamento no CAPS, Marcelo apresentou uma evolução significativa, voltando a se comunicar e, com o incentivo de toda a equipe multidisciplinar que o acompanha, retomou a atividade de que mais gosta: a pintura. Isso nos alegra muito, pois Marcelo é a prova viva de que, quando as pessoas são acolhidas de forma adequada, conseguem ter o seu melhor aflorado.”

“Idealizamos essa exposição pois queríamos homenagear o Marcelo mas também mostrar para a população o poder do trabalho psicossocial na recuperação de vidas e na reinserção social. A evolução do Marcelo mostra que um trabalho multidisciplinar empático e solidário tem o poder de resgatar indivíduos e dar a eles a oportunidade de reencontrar seus talentos e habilidades em toda a sua potencialidade.” Declarou Marcelo Maciel, supervisor da Casa de Passagem.

“Idealizamos essa exposição porque queríamos homenagear o Marcelo, mas também mostrar à população o poder do trabalho psicossocial na recuperação de vidas e na reinserção social. A evolução do Marcelo demonstra que um trabalho multidisciplinar, empático e solidário, tem o poder de resgatar indivíduos e dar a oportunidade de reencontrar seus talentos e habilidades em toda a sua potencialidade.” Declarou Marcelo Maciel, supervisor da Casa de Passagem.

Os materiais utilizados para a confecção das peças produzidas por Marcelo são adquiridos com o recurso que ele recebe por meio do Bolsa Família. Além da produção dos trabalhos artísticos, atualmente Marcelo Almeida também frequenta exposições na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Complementando a exposição, composta exclusivamente por pinturas em tela, que reforçam a proposta artística abstrata e os traços marcantes característicos do artista , um painel permanente, confeccionado com pinturas realizadas em papel, foi instalado na Casa de Passagem como forma de homenagear Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *