Festival Conectadas amplia ações da Secretaria da Mulher em Búzios
O Festival Conectadas – Conexões que Transformam, considerado o maior evento gratuito de empreendedorismo feminino do país, foi realizado nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), na Praça Santos Dumont e na Rua das Pedras, em parceria com a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Mulher. O evento reuniu mais de 30 expositoras, com produtos de diversos segmentos, além de painéis temáticos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Ao longo dos dois dias, o festival promoveu uma programação diversificada, com painéis que contaram com a participação de gestoras municipais, empresárias e especialistas, abordando temas estratégicos para mulheres empreendedoras e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor.
Um dos destaques da programação foi o painel com secretárias da Mulher de Búzios, Cabo Frio, Saquarema e Maricá, que compartilharam experiências, ações e desafios na construção de políticas públicas voltadas à autonomia econômica das mulheres. Outro painel contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado da Mulher, fortalecendo a articulação entre os municípios e o Governo do Estado.
O festival também promoveu um painel com a dra. Priscila Gaspareto, que abordou temas relacionados à saúde da mulher e à maternidade, ampliando o debate para o cuidado integral e o bem-estar feminino.
A secretária da Mulher de Búzios, Daniele Martins, destacou a importância do evento para o município: “O Festival Conectadas é um espaço fundamental de fortalecimento, troca e oportunidades. Ver mulheres de Búzios e da região ocupando esse espaço, empreendendo, aprendendo e se conectando, especialmente com a participação das alunas da Casa da Mulher Buziana, mostra que estamos no caminho certo ao investir em políticas públicas que promovem autonomia, inclusão e desenvolvimento econômico”, afirmou.
Entre as expositoras, estiveram alunas da Casa da Mulher Buziana, dos núcleos da Rasa e de Cem Braças, muitas delas participando pela primeira vez de uma feira ou festival, vivenciando, na prática, a experiência de expor e comercializar seus produtos.
A Mila e Maria das Graças, de Cem Braças, disseram que estavam expondo os trabalhos que aprenderam a fazer na Casa da Mulher Buziana: “Hoje estamos trazendo alguns trabalhos para vocês verem como ficaram maravilhosos e lindos: guirlandas, espelhos, trabalhos em fuxico, sisal e velas, além da parte em biscuit, como ímãs de geladeira, pulseiras, tapetes, tops, saídas de praia, pisos e tapetes para cama. Olha que coisa linda! É muito bom conhecer pessoas e espaços novos. É a nossa primeira feira, muito bom, alcançando um novo patamar. Uma experiência maravilhosa.”

