19 de dezembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Dois hospitais federais no Rio de Janeiro têm integração oficializada

A integração do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) foi formalizada nesta quinta-feira (18/12) com a assinatura do Contrato de Gestão Especial. O ato foi realizado pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A cerimônia marcou uma nova fase do processo iniciado em novembro de 2024, no âmbito do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, e fortalece os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) . Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana: “O mais importante é garantir um hospital que preste bom serviço à população do Rio de Janeiro. Além de hospital 100% SUS, um hospital de ensino e de formação de profissionais da área da saúde. Se tornar uma referência para o país e o estado do Rio de Janeiro. Esse é um passo importante para a saúde pública do estado e para a educação brasileira ”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que hoje se encerra “o arcabouço da plena reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro . Um processo que foi muito positivo”. Também pontuou: “ O compromisso do Ministério da Saúde é em apoiar a estrutura do atual hospital da Unirio. É um ganho enorme para a universidade e ainda maior para o Rio de Janeiro. É um ganho excepcional também para o programa Agora tem Especialistas ”.

Fortalecendo a assistência, o ensino e a pesquisa

O HFSE e o HUGG passam a formar um único complexo hospitalar universitário, administrado pela Ebserh, com foco na reorganização dos fluxos assistenciais, no fortalecimento do ensino e da pesquisa, bem como na ampliação da capacidade de atendimento. O Contrato de Gestão Especial formaliza a continuidade dos estudos realizados ao longo de 2025, que avaliaram infraestrutura, força de trabalho, equipamentos e impacto nos serviços .

presidente da Ebserh , Arthur Chioro, destacou que “o que nós estamos hoje celebrando é um processo de inovação no campo da gestão, porque não temos antecedentes no país de fusão de hospitais públicos”. Também ressaltou que “passamos a chamar de Hospital Universitário Federal dos Servidores do Estado – Unirio, de maneira a preservar essas duas potências que passam a se fundir, que terá de fato um grande potencial para o SUS, para o ensino, a pesquisa e a inovação”.

ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou a importância da integração no fortalecimento da rede federal. Sobre a participação acadêmica, ela afirmou : “ Fico muito feliz que nesse processo tenha uma universidade como a Unirio; vai ser um grande ganho para o SUS, para a cidade do Rio de Janeiro e para as nossas universidades”.

O HFSE, referência de média e alta complexidade, e o HUGG, administrado pela Ebserh desde 2015, passam a compartilhar planejamento, execução e expansão dos serviços. O complexo hospitalar contará com unidades clínicas, cirúrgicas, pediátricas, obstétricas e UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal. A estrutura inclui 16 salas cirúrgicas, 170 consultórios e serviços ampliados em Pediatria, Maternidade, Oncologia, Transplantes, Oftalmologia e Terapia Renal Substitutiva. A formação em saúde será fortalecida com mais vagas de residência médica e multiprofissional, integradas ao processo formativo da Unirio e da Ebserh .

Planejamento

O presidente da Ebserh explicou que a consolidação do novo complexo exigirá ajustes estruturais e organizacionais. Segundo Chioro, em até nove meses será possível concluir a transferência das atividades do HUGG para o HFSE. O cronograma prevê fases de ativação de leitos e salas cirúrgicas, ampliação de serviços e implementação de novos projetos, além da modernização da infraestrutura, expansão do parque tecnológico e implantação integral do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que padroniza processos assistenciais e administrativos .

A estruturação do novo hospital envolve plano de investimentos definido pelo Ministério da Saúde, pela Unirio e pela Ebserh. Entre as ações previstas estão finalização de obras, reorganização de setores estratégicos, implantação de ressonância magnética e angiografia, além de adequações físicas para ampliar a capacidade assistencial. A transição prevê equipe de 3.536 profissionais, com 1.258 novas contratações .

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde ( SUS ) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *