11 de dezembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Operação Contenção: informações obtidas nas buscas serão usadas nas investigações sobre facção criminosa do Complexo do Salgueiro

Ação integrada das forças estaduais de segurança foi deflagrada em São Gonçalo para cumprir medidas judiciais
 
As informações colhidas, nesta quinta-feira (11/22), durante o cumprimento dos mandados de busca na Operação Contenção, realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, serão utilizadas nas investigações em andamento sobre a facção criminosa que atua na região. A Operação Contenção é voltada ao combate à expansão territorial do Comando Vermelho. Para o Complexo de São Gonçalo, o Governo do Estado mobilizou 1 mil policiais civis e militares.

–  Nenhuma facção vai se impor sobre o Estado do Rio de Janeiro. Estamos enfrentando o crime organizado de forma firme, planejada e com o uso da melhor tecnologia e inteligência policial. Essa operação mostra que nossas forças de segurança estão unidas e preparadas para recuperar cada território dominado pelo medo e pela violência – declarou o governador Cláudio Castro.

No momento da entrada das equipes, os agentes foram atacados a tiros por criminosos. Além da resistência armada, os policiais precisaram superar uma grande quantidade de barricadas –  o Núcleo de Apoio às Operações Especiais da Polícia Militar removeu cerca de 25 toneladas. Três veículos roubados – dois carros e três motocicletas -, foram apreendidos, além de uma quantidade de drogas ainda não contabilizada.

Participaram da operação 880 policiais militares do Comando de Operações Especiais – Bope, BAC, BPChoq e GAM -, do RECOM, do Comando de Polícia Rodoviária e dos Grupamentos de Ações Táticas (GAT) dos batalhões do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA). As tropas contaram com o apoio de 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate (GSAR), sendo duas delas blindadas.

A Polícia Civil atuou com 120 agentes da Coordenadoria de Operações Especiais (Core), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e policiais de todas as delegacias que compõem o 4º DPA: 70ª DP (Tanguá), 71ª DP (Itaboraí), 72ª DP (São Gonçalo), 73ª DP (Neves), 74ª DP (Alcântara), 75ª DP (Rio do Ouro), 76ª DP (Niterói), 77ª DP (Icaraí), 78ª DP (Fonseca), 79ª DP (Jurujuba), 81ª DP (Itaipu), 82ª DP (Maricá), 118ª DP (Araruama), 119ª DP (Rio Bonito), 120ª DP (Silva Jardim), 124ª DP (Saquarema), 125ª DP (São Pedro da Aldeia), 126ª DP (Cabo Frio), 127ª DP (Armação dos Búzios), 129ª DP (Iguaba Grande), 132ª DP (Arraial do Cabo) e 159ª DP (Cachoeiras de Macacu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *